Ensino superior da Madeira promovido na Polónia de 7 a 15 de Abril

logo_esn_A Erasmus Student Network (ESN Madeira), responsável por representar os direitos dos estudantes internacionais a nível regional, irá participar na AGM (Reunião Geral Anual) da rede ESN, que irá decorrer entre 7 e 10 de Abril em Varsóvia, na Polónia.

Atrair estudantes internacionais, através da promoção da Região e seus estabelecimentos de ensino superior, é um dos objectivos da secção.

O evento, que deverá contar com cerca de 800 participantes, visa debater o funcionamento das mais de 500 secções que constituem a rede internacional de Erasmus (ESN).

No dia 9 de Abril decorre o ‘Infomarket’, a mais completa feira de estudantes organizada na Polónia, que terá lugar no campus da Escola de Economia de Varsóvia e tem como objectivo que todas as secções dêem a conhecer as suas universidades, a sua cidade, o seu trabalho, etc.

A ESN Madeira pretende, através de folhetos e ‘merchandising’, promover a Região e os seus estabelecimentos de ensino superior: a Universidade da Madeira (UMa), o Instituto Superior de Administração e de Línguas (ISAL) e a Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny.

A ESN Madeira estará representada na Polónia pela presidente Cláudia Rodrigues.

Os custos serão comparticipados pela Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD) e pela Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny.

Com menos de dois anos de existência, a ESN Madeira conta com a colaboração de cerca de 20 voluntários, realizou mais de 60 actividades e apoiou mais de 200 estudantes de intercâmbio. Faz parte da Erasmus Student Network (ESN), a maior associação de estudantes da Europa, que está presente em cerca de 40 países e cerca de 500 instituições de Ensino Superior. Com o apoio de mais de 14 mil voluntários, a instituição internacional faculta apoio anual a mais de 190 mil estudantes.

Outro destaque nesta AGM é o foco num dos nossos maiores e mais bem-sucedidos projectos dentro da ESN. O SocialErasmus. Com a premissa de que a mobilidade não consiste apenas em viajar e estudar no estrangeiro, a ESN tem implementado o projecto SocialErasmus desde 2010: um projecto que envolve jovens cidadãos durante o seu período de mobilidade, através de actividades de voluntariado que tomam uma atitude social e alimentam a mudança na sociedade.

SocialErasmus tem o objectivo de enriquecer a experiência internacional dos jovens no estrangeiro com actividades de voluntariado que lhes permitem estar mais alerta para os problemas da sociedade e trabalhar em soluções, bem como fornece uma oportunidade para os jovens estrangeiros conhecerem outras realidades e aprenderem de que forma podem contribuir para melhorar a sociedade como cidadãos do mundo.

Assim sendo, durante a ‘Infomarket’, o SocialErasmus terá também um stand onde será possível não só aprender mais sobre o projecto e as excelentes oportunidades que dá aos estudantes internacionais, como será também possível a entrega de postais com palavras de encorajamento que serão dados a crianças hospitalizadas.

O objectivo desta iniciativa será dar aos participantes da AGM a oportunidade de fazer parte do SocialErasmus em Varsóvia, a cidade anfitriã do evento, e ter um impacto positivo na comunidade local.

Após a AGM, no dia 20 de Abril, os voluntários irão reunir estudantes ao abrigo do programa Erasmus+ a viver em Varsóvia e, com o apoio da fundação Ronald McDonald House Charities, nossos parceiros nesta iniciativa, irão visitar um hospital de crianças local para entregar os postais e passar algum tempo com algumas das crianças. Este grupo de jovens voluntários irá organizar uma visita cultural cheia de diversão, incluindo apresentações sobre os países, livros para colorir com conhecidos monumentos dos seus países, entre outras actividades.

Todos os anos, mais de 3000 actividades sociais são organizadas pelos voluntários da ESN por toda a Europa como parte do projecto de SocialErasmus, interagindo com mais de 20 000 estudantes internacionais. Esta iniciativa em Varsóvia vai permitir aos jovens que experimentem algo novo e ganhem uma nova perspectiva de internacionalização e o seu impacto na sociedade.