Finalistas madeirenses vivem “festa brutal” na costa espanhola

finali1
Ninguém arreda pé dos festivais musicais. Fotos José Pedro Prada.

A festa dos finalistas em Punta Umbria, onde  participam 8 mil portugueses e 4 centenas de madeirenses, está ao rubro. “Brutal” é o adjetivo mais escolhido pelos jovens para qualificar uma experiência que, segundo eles, “não se define, vive-se”.

Estudantes das várias escolas secundárias da Madeira encontram-se maioritariamente em Punta Umbria mas há também outros em Marina D’Or. Seja qual for a estância turística escolhida na costa espanhola, o sentimento de que “está a valer muito a pena” é o que prevalece, segundo comentou ao FN José Pedro Prada, presidente da Comissão de Finalistas da Escola Secundária de Jaime Moniz, com 180 estudantes deste estabelecimento escolar a marcar presença.

finali prada
José Pedro Prada (direita) e Gonçalo Rodrigues dão conta da viagem memorável em Punta Umbria.

O “menu” de atividades é tão intenso e aliciante que é difícil escolher: se um mergulho na festa em plena piscina, se um espetáculo musical com um bom DJ que agita tudo e todos se o sunset para namoriscar ou então apreciar as vistas… Muitos são aqueles que “vão a todas”, como se costuma dizer, afinal “esta Ilha dos Amores passa depressa”, comenta com humor a rapaziada.

Os dias vão passando e, este domingo, é tempo de regressar porque segunda feira retomam a rotina das aulas e dos exames finais. Mas até lá, muita “rave” pela frente, num clima e léxico que só os jovens podem compreender. Não há legenda que explique tamanha animação.

finali animação quartos
O convívio nos apartamentos dos finalistas é também uma constante.

Felizmente, não se têm registado incidentes e as autoridades espanholas e portuguesas têm fiscalizado as estâncias turísticas por conta dos jovens, como é da praxe.

O  espírito de companheirismo tem sido igualmente uma nota sublinhada por José Pedro Prada, que se junta também aos estudantes da Escola Secundária Francisco Franco, de Machico e de outras escolas da Região, numa parceria interessante.

finali4
O verbo “curtir” a música e a festa é o que prevalece nesta aventura.

A grande atração da viagem é o Festival Village’16, que decorre este ano em Punta Umbria, organizado pela XTravel e que mobiliza cerca de 8 mil finalistas de todo o país. São  400 finalistas madeirenses e um artista da Madeira, Romano Faria (Dj Oxy), Dj residente do Vespas Club.

Como o FN já divulgou, o  Festival Village’16 conta com centenas de funcionários da empresa organizadora do evento, com a presença da Cruz Vermelha Portuguesa, seguranças privados portugueses e com toda a logística pensada ao pormenor para proporcionar uma experiência memorável.