Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

lagoa2
A fotografia mais votada pelos cibernautas da autoria de Indalécio Santos.

Como forma de assinalar o dia Mundial da Água, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais entregou ontem os prémios do concurso de fotografia “H2O na RAM –Dia Mundial da Água”.

Os prémios foram entregues pela Diretora Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, Alexandra Gaspar.

O Estepilha está intrigado com três questões que passa a referir:

1.º) Raúl Alves Nunes e Indalécio Santos foram os vencedores do concurso de fotografia. A fotografia de Indalécio Santos foi a escolhida pelo público, através de “gostos” e partilhas da foto no Facebook. Indalécio Santos, como é do conhecimento público, é um militante do PCP e o Estepilha ainda se recorda, aqui há uns bons anos, a propósito de um prémio de jornalismo, que o regime se recusou a pagar porque o grande chefe disse que não dava prémios a comunistas. E o prémio não foi pago.

2.º) A cerimónia de entrega do prémio foi no 5.º andar do edifício do Campo da Barca. Aquele edifício todo poderoso da ex-secretaria regional do Equipamento Social que, qual bunker, só entravam senhores do regime. Comunistas eram persona não grata.

3.º) A fotografia vencedora retrata a lagoa do Santo da Serra. Uma obra de Santa Engrácia do governo regional anterior onde se gastaram milhões e que mete água. Ou melhor, não consegue grande capacidade de armazenamento sob pena de rebentar, literalmente, pelas costuras …das telas de impermeabilização. A fotografia foi captada em 2010 e o título era, “Do céu cai a água que se some na terra”.

Estepilha! Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.