Toxicodependência e oncologia: Faria Nunes assina protocolos nos Açores

faria nunes luís cabral açoresO Secretário Regional da Saúde encontra-se nos Açores, onde vai assinar, esta segunda-feira, vários protocolos de cooperação na área da prevenção das toxicodependências, do registo e rastreios oncológicos e das atividades inspetivas em saúde.

João Faria Nunes encontra-se na ilha Terceira, no âmbito da semana de formação que está a ter lugar naquele arquipélago, ministrada pelo grupo de formadores do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. Participou este domingo na cerimónia de abertura do curso internacional de catástrofe, o primeiro ato oficial naquele arquipélago, após a cimeira Madeira/Açores, que aconteceu no início deste mês.

O governante afirmou ser com muito interesse que o Governo Regional da Madeira vê “o aprofundamento das relações de cooperação entre os Açores e a Madeira, sobretudo em áreas como a saúde, o socorro e a emergência” e realçou que “não nos podemos cingir à solidariedade, mas sobretudo à necessidade de agir de forma preventiva, no sentido de potenciar-se uma resposta concertada, eficiente e eficaz, que permita minimizar os danos”, em caso de catástrofe.

Por seu lado, o seu homológo açoriano, Luís Cabral, realçou a importância deste tipo de formação e reforçou a articulação existente entre as ilhas, na área da saúde, de que esta formação diferenciada é disso exemplo.

Estas formações envolvem profissionais das mais diversas áreas da proteção e socorro, entre eles, elementos da Proteção Civil, GNR, PSP, Marinha, Força Aérea, Bombeiros, Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais e Gestores.

Na área da saúde, participam médicos e enfermeiros do Hospital do Divino Espírito Santo, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e das várias unidades de saúde existentes nas nove ilhas. A organização da formação é do grupo de instrutores de Medical Response to Major Incidents (MRMI) do SESARAM, coordenada pelo Dr. Pedro Ramos, diretor do Serviço de Urgência do SESARAM, E.P.E e conta com o apoio da European Society for Trauma & Emergency Surgery (ESTES).

Durante a manhã de ontem, o secretário regional da Saúde visitou ainda o Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira e realizou uma visita ao Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores e Bombeiros.