Assembleia da República com retrato de Assunção Esteves por 15.000 euros

(*LC)

Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA
Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA

Assunção Esteves volta a estar em destaque pelo fato de  ter encomendado o seu retrato oficial à artista espanhola Isabel Guerra, conhecida como “a freira pintora”, tendo o mesmo custado 15 mil euros.

Esta encomenda para pintura de retrato, como é tradicional fazer com todos os antigos presidentes da Assembleia da República, foi aprovada em dezembro pelo conselho de administração do Parlamento.

No entanto, o preço da obra e a escolha de uma pintora estrangeira está a gerar polémica, tendo já o deputado socialista Ascenso Simões utilizado  a sua página no Facebook para criticar o quadro.

Online já circula também uma petição pública alegando que o preço da obra é “discutível” e solicitando que “sejam tomadas as medidas necessárias a revogar o contrato anteriormente estabelecido, contratando um artista nacional para realizar a obra em causa”.

Assunção Esteves foi a primeira mulher a desempenhar o cargo de Presidente da Assembleia da República Portuguesa, entre 2011 e 2015. Anteriormente exerceu o cargo de deputada do Parlamento Europeu e da Assembleia da República, eleita pelo PSD.

A freira e artista espanhola Isabel Guerra também foi a eleita para pintar o retrato do Papa Francisco, encomenda esta feita para assinalar o 50.º aniversário da Conferência Episcopal.