Brazão de Castro orador convidado da tertúlia do Conselho de Cultura da UMa

Brazão de Castro
Brazão de Castro à direita na foto, há muitos anos.

O Conselho de Cultura da Universidade da Madeira retoma a 16 de fevereiro, a partir das 18h30, as tertúlias temáticas, com a discussão do tema “Segurança e Defesa – Um Desafio Constitucional?”

Neste primeira tertúlia de 2016, Eduardo Brazão de Castro, especialista em assuntos de defesa nacional, irá conduzir uma reflexão sobre o papel das Forças Armadas e das Forças de Segurança Interna, face à atual situação de instabilidade política mundial e aos existentes e potenciais conflitos dela decorrentes, evidenciando também a necessidade da adaptação do nosso país e do próprio regime constitucional, às problemáticas emergentes, nos planos interno e externo.

Eduardo Brazão de Castro é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo exercido a profissão de advogado e professor do ensino secundário.

Foi membro da Comissão Politica Regional do PSD e secretário-coordenador dos TSD/M. Foi Deputado à Assembleia Legislativa Regional e Secretário Regional do Governo Regional da Madeira, ao longo de 31 anos consecutivos, tendo assumido as pastas da Educação e Cultura, Assuntos Parlamentares e Comunicação, e Recursos Humanos.

Foi também representante da RAM no Conselho das Regiões da Europa, no Conselho das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa, na Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas e na Conferência anual da OIT – Organização Internacional do Trabalho. Foi ainda, auditor do Curso de Defesa Nacional 2011/12, atualizado em 2015. Participa no Ciclo de Conferências e Seminários que anualmente têm lugar no IDN – Instituto da Defesa Nacional e é Presidente da Delegação Regional da Associação dos Auditores dos Cursos de Defesa Nacional. Em 2012 foi-lhe atribuída a Ordem de Mérito – Grau de Grande Oficial.

Após a tertúlia, no Auditório da Reitoria, segue-se um jantar-debate, no Restaurante Café Ateneu. A participação na tertúlia é livre. O jantar-debate requer marcação prévia até ao dia 15 de fevereiro, mediante preenchimento de formulário electrónico, disponível no sítio https://docs.google.com/forms/d/163_c_k76WAnqI_kguO-mfubWQaKbtC-4pIIEPA9A5W0/viewform