664 entidades com certificado de qualidade

FOTO SRETC

A Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura emitiu uma nota dando conta de que a estratégia para a qualidade, enquanto prioridade do presente Governo, “tem vindo a captar o interesse e a mobilizar cada vez mais empresários, em torno da implementação de boas práticas nos seus serviços”. Actualmente, refere a Secretaria de Eduardo de Jesus, existem 644 entidades certificadas pela Norma ISSO 9001 na Região, tanto do sector público como do privado, um número que cresceu substancialmente nos últimos quinze anos, já que, em 2000, apenas 3 entidades detinham esta certificação.

A estratégia estabelecida em 2005 foi alvo de reflexão, dando origem ao Plano de Ação Estratégico, actualmente em vigor, iniciado no ano passado e com durabilidade até 2020. Um plano classificado de ambicioso, que é composto por 48 iniciativas, enquadradas em 18 linhas de orientação, do qual constam, entre outras metas, a criação de uma Plataforma para a Qualidade e Excelência de serviço, a reformulação do Barómetro Regional da Qualidade, com reforço da vertente de Inovação, bem como a criação de um guia de “Hospitalidade em Turismo”, iniciativas em curso que deverão ser apresentadas, a curto e médio prazos.

“Cientes das vantagens que a adopção de uma política de qualidade traduz na imagem e competitividade das suas organizações, assim como na desejada internacionalização dos seus produtos e serviços, os agentes económicos da Região estão a demonstrar uma atitude cada vez mais activa e empenhada nesta matéria, sobretudo atendendo aos padrões com que têm de competir para sobreviver, crescer e superar as expectativas do mercado. Por outro lado, a implementação de uma estratégia de qualidade interna tem permitido, às empresas aderentes, uma maior capacidade para gerir desperdícios e apostar na inovação e na diferenciação das suas marcas”, refere o Governo.

Comparando os resultados da Região com os de outros países e regiões relevantes, e no que respeita ao número de certificações ISO 9001 por 1000 habitantes, verifica-se, segundo os dados governamentais, que a Madeira posiciona-se acima dos valores alcançados pela Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde), numa “tendência de liderança” que também é assumida ao nível dos reconhecimentos no âmbito dos Níveis de Excelência da EFQM (European Framework Quality Management), numa base per capita.