Vídeo mostra polícia dos EUA a matar jovem negro

|*Com AF|

O vídeo, chocante, mostra o que aconteceu com Laquan McDonald,l um jovem negro de 17 anos que descia uma rua de Chicago, alegadamente com uma faca, mas mantendo distância dos carros de polícia estacionados à sua volta.

Este vídeo foi divulgado ontem, quinta-feira, mais de um ano depois do incidente ter ocorrido, e mostra um agente a aproximar-se e a atingir Laquan McDonald com 16 tiros de pistola, mesmo depois do adolescente ter caído ao chão.

O vídeo foi divulgado horas depois de Anita Alvarez, procuradora do Condado de Cook, ter anunciado que deduziria acusação por homicídio em primeiro grau contra o agente da polícia Jason Van Dyke, que matou McDonald.

O vídeo foi divulgado meses depois de diversas pressões de activistas locais e de um jornalista independente, Brandon Smith, que insistiu em tribunal para que o vídeo, filmado a partir de um carro da polícia, fosse divulgado ao público.

O vídeo põe a nu aquilo que muitos consideram ser disparidades raciais de tratamento, por parte da polícia norte-americana em relação aos negros, e que tem causado significativa perturbação social.