Secretário visita obras de recuperação das ribeiras

Sérgio marquesO Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus visitou as obras de recuperação das pontes sobre as ribeiras de João Gomes e de Santa Luzia, que foram fortemente afetadas pela aluvião de 20 de Fevereiro de 2010.

Os trabalhos visam a reabilitação de 5 obras de arte, como tecnicamente são conhecidas as pontes, sobre a ribeira de João Gomes e das 13 obras de arte sobre a ribeira de Santa Luzia. São como é óbvio passagens fluviais bastante distintas entre si, umas com valor histórico e outras com pertinência no que diz respeito as escoamento do tráfego.

Estas obras de arte a reabilitar não apresentam condicionantes de escoamento hidráulico, apresentando no entanto patologias derivadas dos impactos do evento de 20-02- 2010 e degradação de equipamentos, que estão a ser corrigidos, em ordem a assegurar a segurança e prolongamento da vida útil das mesmas. Os trabalhos a decorrer são essencialmente os seguintes: Reparação e pintura de guarda corpos;  Reposição de lancis e passeios; Lavagem/pintura do betão com membrana à base de polímetro de poliuretano;  Reposição do betão solto, chocho ou fissurado, com betão de recobrimento por projeção. São trabalhos com prazo de  execução de 6 meses, estando a decorrer a bom ritmo, sendo que os valores de adjudicação são, respetivamente 544 900€ + 733 500€.

Recorde-se que o Governo adjudicou igualmente na semana passado duas empreitadas de reabilitação e canalização das Ribeiras de São João e de Santa Luzia, onde serão igualmente intervencionadas algumas pontes na duas ribeiras, sendo que o essencial desses trabalhos consistirá na construção de muros de betão e aprofundamento do leito fluvial. O Custo destas obras está orçado em 14 milhões e meio de euros e 9 milhões e meio, respetivamente.