“Tratado de Viticultura” lançado a 28 de Outubro em Câmara de Lobos

viticulturaNo dia 28-10-2015, pelas 18h00, no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos, será apresentada a obra “Tratado de viticultura – a vinha, o vinho e o terroir”, de autoria do professor Nuno Magalhães, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A apresentação da obra estará a cargo do enólogo, Francisco Albuquerque.

O autor, o professor Nuno Magalhães estará presente, participando na mesa de oradores.

Haverá também intervenções por parte de representantes do IVBAM e da sociedade ‘Henriques & Henriques’.

O autor da obra é reconhecido nacional e internacionalmente como uma das mais eminentes autoridades no domínio da viticultura.

Tem colaborado em projectos de assessoria e assistência técnica em Portugal e de forma global, no continente, na Madeira, em Angola, em Pequim, entre outros.

Obteve em 2010 o prémio da melhor obra do ano sobre viticultura, atribuído pela OIV (Office Internacional de la vigne et du vin).

Na obra são abordadas as seguintes temáticas:

Sistemática e taxionomia, a viticultura em números, morfologia externa e histologia da videira, ampelografia, ciclo vegetativo e reprodutor, propagação da videira, melhoramento genético e conservação da biodiversidade, ecofisiologia da vinha e sistemas de condução, instalação da vinha, poda de inverno e condução, intervenções em verde, doenças, pragas e desordens provocadas por factores abióticos, intervenções nos solo, nutrição e fertilização da vinha, a rega da vinha, evolução da maturação e definição da qualidade da vindima, ecossistema vitícola: região vitícola, «terroir» e zonagem, e regiões vitícolas.