Marisa Matias apontada para a corrida à Presidência da República

Marisa numa sessão plenária em Estrasburgo. Foto retirada de esquerda.net

A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias é hoje apontada pelo imprensa como candidata à Presidência da República.

Marisa Isabel dos Santos Matias nasceu em Coimbra em 1976. É socióloga de formação com trabalhos na área do ambiente e da saúde pública.

É doutorada em sociologia pela Universidade de Coimbra com a tese: “A natureza farta de nós? Saúde, ambiente e novas formas de cidadania” (2009); com mestrado em Sociologia, domínio dos estudos sociais da Ciência e da Tecnologia e licenciatura em sociologia pela mesma universidade.

Publicou vários artigos científicos, capítulos de livros e outras publicações, nacionais e internacionais, sobre relações entre ambiente e saúde pública, ciência e conhecimentos e democracia e cidadania. Colaborou enquanto formadora/professora em vários cursos de formação e programas de pós-graduação (incluindo programas de mestrado e de doutoramento). Realizou investigação científica nas áreas da saúde ambiental, sociologia da ciência, sociologia da saúde e sociologia política.

É investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde 2004ç; assistente de investigação do CES (2000-2004); professora de sociologia e outras disciplinas nas escolas ITAP e Profitecla (2000-2001); secretária de redacção da Revista Crítica de Ciências Sociais (1998-2000).

*com wikipédia