Mendigos continuam a montar a cama à porta de Secretarias Regionais

mendigos
Foto Rui Marote

Faça bom ou mau tempo, os sem abrigo escolheram a porta de entrada para a Secretaria Regional da Agricultura e Pescas para mostrar a qualquer governante mais esquecido que simplesmente existem e dormem ao relento.

A situação que a foto documenta tem-se repetido diariamente e está à vista de todos mal começa o dia, como a lembrar que é preciso fazer algo mais, dentro das muitas limitações orçamentais, por este filhos de um Deus menor. Aliás foi com este sentido que foi criada, neste governo, uma Secretaria Regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais.

Alguns poderão argumentar que esta gente se encosta a qualquer canto e que a escolha da porta de uma entidade oficial é meramente aleatória. Talvez. Ainda assim não deixa de ser embaraçoso para o governo.

O FN não julga.Mostra evidências. Todos sabem que é incontável o número de famílias carenciadas que vivem abaixo dos níveis aceitáveis da pobreza. Todos também sabem que há mendigos por opção nas ruas, à revelia das instituições de solidariedade social. Mas talvez se pudesse evitar que os sem abrigo montassem ali diariamente a cama.