256 mil madeirenses começam cedo a votar para escolher 6 deputados

votos 1
Ainda antes das 08h00, hora oficial da abertura das urnas, e os cidadãos aguardavam por votar. FOTOS RUI MAROTE

O dia amanheceu cinzento e chuvoso à boa maneira outonal. Mas os responsáveis pelas assembleias de voto marcaram o ponto e já tinham “clientes” à espera para depositar na urna os seus votos, antes da abertura oficial. Com ou sem chuva, o dever a cumprir acima de tudo.

eleieções camara 4
As assembleias de votos a organizar as secções.

Na Câmara Municipal do Funchal, onde está instalada uma secção de voto da freguesia de São Pedro, a fila começa a compor-se ao mesmo tempo que os responsáveis pelas assembleias de voto afixam ainda as informações, abrem e conferem os cadernos eleitorais e acertam o passo para um dia longo e exaustivo a receber o voto dos cidadãos. Um dado peculiar: uma religiosa é das primeiras a depositar o seu voto, outros sucedem-lhe e lá começa o ritmo típico do domingo eleitoral: “Maria…., número…”, pausa, a mesa confere no caderno, descarrega, vota-se, e outro a seguir… E assim sucessivamente até às 19 horas.

eleições-votos procura secções
O ritual de sempre: consultar a secção e depositar o voto.

Curiosamente, os representantes dos vários partidos ainda não deram o ar da sua graça pelas mesas. O afluxo de votantes ainda não o justifica. Mas depois é vê-los atentos, medindo a legalidade do escrutínio e prontos a denunciar eventuais ilícitos. Não é para aligeirar, em jogo está muita coisa: por um voto se ganha, por um voto se perde.

votos camara sé
Na Câmara do Funchal, começou-se a trabalhar cedo.

Quando a manhã começou, a reportagem do FN testemunhou a normalidade neste domingo eleitoral e registou igualmente a preocupação de alguns cidadãos em depositarem cedo o seu voto para continuarem as rotinas do domingo.

Está em jogo a conquista de 6 lugares de deputados na Assembleia da República para a Madeira. São 256 mil eleitores inscritos nos naturalmente desatualizados cadernos eleitorais. Neste momento, o PSD tem quatro deputados em São Bento, PS um e CDS-PP um. A partir de hoje, é a disputa para averbar os melhor resultado de sempre.

votos preparativos
Urnas fechadas e toca a cair os votos. A “Caixa de pandora” que ditará a partir das 19 horas os vencedores e vencidos.