Utilização de laboratórios virtuais no ensino

Go-lab-01

O “Go-Lab” (Global Online Science Labs for Inquiry Learning at School) é um projeto europeu cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do Seventh Framework Programme e une 19 organizações de doze países, entre as quais o NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia.

O “Go- Lab” pretende fornecer acesso a laboratórios on-line, de forma a enriquecer as aulas, bem como atividades de aprendizagem fora da sala de aula. O objetivo geral do Projeto Go-Lab é proporcionar aos alunos uma oportunidade de ganhar experiência prática na ciência através da realização de experiências usando equipamento moderno de laboratório, e assim aprofundar os seus conhecimentos em ciências fundamentais, e motivá-los para uma carreira científica no futuro.

O “Go-Lab” criou uma infraestrutura (o Portal Go-Lab) para fornecer acesso a um conjunto de laboratórios on-line. Esses laboratórios on-line podem ser utilizados por universidades, escolas, professores, estudantes para estender as atividades de aprendizagem regulares com experiências científicas que podem ser realizadas não só pelos professores como demonstração, mas também pelos próprios estudantes, dando-lhes a experiência real do trabalho científico.

Para dar suporte a aspetos pedagógicos e metodológicos dessa abordagem, o “Portal Go-Lab” incluí uma rede social para os professores, permitindo-lhes compartilhar e discutir as suas experiências e providenciar apoio mútuo. Além disso, o “Go-Lab” apoia a comunidade de professores interessados ​​em utilizar laboratórios on-line nas suas aulas, oferecendo oficinas de introdução do uso de experiências virtuais e laboratórios remotos, bem como técnicas de ensino de ciências baseado no inquiry.

Na Região Autónoma da Madeira, duas professoras, uma de 3º Ciclo e outra de Secundário, tiveram formação nesta área e participaram no Go-Lab Summer School 2014, realizado na Grécia de 13 a 18 de julho de 2014.

A docente da escola Dr. Horácio Bento de Gouveia colaborou no ano letivo 2014/2015, testando semanalmente a plataforma e os laboratórios virtuais e respondendo a questionários on-line. A plataforma foi sofrendo alterações, em virtude das sugestões dos professores, dos vários países envolvidos neste projeto.

Ainda no ano letivo de 2014/2015, a docente de 3º ciclo implementou, com alunos do 7º ano de escolaridade da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, uma atividade utilizando um dos laboratórios virtuais da plataforma. Participaram nesta atividade cerca de 90 alunos, os quais elaboraram um relatório da mesma, sendo este um dos instrumentos de avaliação da disciplina de Física e Química. Saliente-se que, algumas ferramentas desta plataforma são disponibilizadas em Apps, o que fomenta o interesse, a curiosidade e o entusiamo dos alunos, que atualmente dão muita importância às novas tecnologias.

Este ano letivo a docente irá dar continuidade ao projeto; a docente da Secundária da Escola Secundária Jaime Moniz irá testar pela primeira vez, com alguns alunos, os laboratórios virtuais existentes na plataforma que estejam adequados a alguns conteúdos do programa da disciplina.

Referência:
http://nuclio.org/blog/go-lab-project/