Mapa Hipsométrico de Portugal Continental agora no Google Maps

Luís Antunes

O mapa hipsométrico caracteriza o relevo através de curvas de nível, associadas ao nível médio das águas do mar, com o intervalo de altitudes discriminadas com diferentes cores. Desde as zonas mais costeiras onde se encontram os locais que compreendem as altitudes na classe entre 0 e 50 metros, até aos pontos mais altos de Portugal Continental que atingem valores na classe entre 1.600 e 2.000 metros de altitude, observamos bem o contraste do relevo entre o Sul/Norte e o Litoral/Interior de Portugal Continental. Todos os intervalos de altitude estão agrupados e arquivados por classes, facilitando a navegação e possibilitando visualizar só uma determinada classe de altitude. Tirando partido da ferramenta “medir distâncias” existente nas diversas plataformas geográficas da Google, pode ainda calcular o declive aproximado de um determinado local. Por fim, depois de selecionar a opção “Ver mapa maior”, pode pesquisar a sua localidade no Google Maps e identificar qual a classe de altitude a que corresponde.

Aproveite agora a nova plataforma http://www.mapasnasaladeaula.org para visualizar os mapas a partir do seu navegador de Internet. Para consultar a classe correspondente de cada cor, selecione-a com o botão esquerdo do rato. Para ativar/desativar as classes de altitudes selecione o botão das camadas e escolha a classe. Como camada cartográfica adicional neste mapa tem ainda os “Rios Principais”.

Descarregue gratuitamente o mapa em http://bit.ly/MapaHipsometricoPTCont e desfrute de mais este recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.

Acompanhe as novidades do projeto Google Earth na Sala de Aula:
– vendo o site oficial do projeto: http://www.mapasnasaladeaula.com
– fazendo “Gosto” na página do Facebook do livro: http://goo.gl/7WlyAf
– através do canal do YouTube com os restantes recursos existentes: http://goo.gl/gUZTOi