Selecão portuguesa de futebol de rua em 3º no Campeonato do Mundo

Foto: Miguel Barreira
Foto: Miguel Barreira

*Com João Gomes

A seleção portuguesa de futebol de rua conquistou o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de Futebol de Rua, que decorreu entre 12 e 19 de setembro, na Holanda , alcançando a segunda melhor classificação de sempre.

Os portugueses venceram o Brasil no sábado, no desempate por penáltis, depois de um empate a dois golos. Os jogadores lusos foram afastados nas meias-finais, também nos penáltis, pelo México, que venceu a competição em masculinos e femininos.

A prova que se disputou em Amesterdão juntou equipas de 49 países. É uma iniciativa de inclusão pelo desporto que começou em 2003 e na qual Portugal participa desde 2004. Conhecido no passado como o campeonato dos “sem-abrigo” a iniciativa é antes um projeto internacional que junta pessoas que são acompanhadas por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e por projetos de cariz social que com eles trabalham. Os oito jovens que defenderam a bandeira portuguesa foram selecionados através de torneios regionais no primeiro semestre deste ano e que envolveram 900 participantes. Na bagagem levaram equipamentos cedidos pela FPF, numa tradição que já vem desde o início da participação na iniciativa.