Festa do Romeiro comemora 500 anos da freguesia de São Jorge

são jorge.festa do romeiroNo âmbito das comemorações dos 500 anos da paróquia e freguesia de São Jorge, a Comissão Comemorativa do V Centenário promove, no próximo fim de semana, a Festa do Romeiro.

Trata-se de reavivar a antiga tradição dos romeiros do Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada que, percorrendo as serras de São Jorge na sua peregrinação anual até ao santuário, efetuavam uma paragem festiva nesta freguesia, num arraial improvisado conhecido desde tempos imemoriais como “o Setembro”.

Assim, tendo em conta a necessidade de preservar a memória histórica dos percursos pedestres dos peregrinos e as vivências associadas a esta grande deslocação de gentes, realizar-se-á este ano um programa de dinamização cultural com a tradicional animação de arraial, no Campo das Acácias, junto ao antigo caminho real número 23 – Achada do Vigário.

O evento realiza-se no sábado e no domingo, dia em que se realizará a missa campal do Romeiro, pelas 16h00. A iniciativa, organizada pela Comissão Comemorativa do V Centenário e pela Paróquia de São Jorge, conta com o apoio da Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia de São Jorge, Casa do Povo de São Jorge, comissão de festas da igreja matriz S. Jorge e comissão de festas da capela da Ribeira Funda.