“Balmoral” é o segundo navio a testar o novo cais com grande movimento no porto

 

SONY DSC
FOTOS Rui Marote

Com Rui Marote / O segundo navio de cruzeiros a atracar no novo cais do Funchal é o “Balmoral”. De maiores dimensões relativamente ao “Minerva” que estreou a nova estrutura portuária, o Funchal Notícias registou, há pouco, as manobras de atracação que decorreram aparentemente sem entraves..

No dia de hoje, o Porto do Funchal parece em festa, com um movimento de três navios de cruzeiro que prometem animar o comércio local.

SONY DSC

O FN madrugou no Porto e testemunhou a primeira entrada: ao nascer do dia, com as luzes a iluminar o anfiteatro, o “Costa Mágica” foi o primeiro a rasar as águas do Funchal. No caís, os amantes do mar já aguardavam pelos transatlânticos, munidos de máquina fotográfica. A manobra de entrada dava a sensação de que a atracagem seria no novo terminal… pura ilusão!

No horizonte, despontava o “Baltimore” que aguardava o piloto para estrear o novo porto. Eram notórias as movimentações dos funcionários da APRAM-Administração dos Portos da Madeira, prontos a receber aquele que é o segundo navio a estrear o novo porto.

As luzes do porto apagavam-se e o sol já iluminava o novo dia. O mar, como bem diz o povo, assemelha-se a “azeite”. Tudo a a favor desta atracagem.

Entretanto, eis que o ferry Lobo Marinho cruza-se com estes dois paquetes na sua habitual viagem rumo ao Porto Santo.

SONY DSC

O piloto abandona o “Baltimore” e a entrada no porto é concluída com êxito.

A esta hora, a Pontinha tem três navios de grande porte a decorá-la, num cenário que mostra bem a importância que os navios de cruzeiro têm na Região.

SONY DSC

IMG_1226