Actividades celebram Dia Mundial da Juventude

juventude

A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto, assinala a 12 de agosto (quarta-feira), o Dia Internacional da Juventude, com uma panóplia de atividades lúdicas, formativas e desportivas, envolvendo cerca de 300 jovens, a ter lugar no Parque de Santa Catarina, entre as 10h00 e as 18h00. O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, visita a iniciativa pelas 12 horas.

Esta efeméride, declarada pela Assembleia-Geral da ONU, tem como premissa a promoção e o reconhecimento do potencial da juventude, enquanto agente de transformação social. De acordo com este princípio, o Governo Regional evidencia na celebração desta data algumas das linhas orientadoras da sua ação governativa, em termos de políticas de juventude, que promovam a sua participação ativa e cívica, bem como a promoção de hábitos de vida saudáveis, através da prática desportiva e da preservação do ambiente, conforme comunicado enviado à Imprensa.

Durante todo o dia, os jovens terão a oportunidade de integrar diversas iniciativas, em áreas como o desporto, o ambiente, a cidadania e a saúde, organizadas em parceria com diversas entidades como a Direção Regional de Educação – Direção de Serviços de Desporto Escolar, Guarda Nacional Republicana, Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependência, Cruz Vermelha Portuguesa, Parque Natural da Madeira, Radio Jornal da Madeira e Clube Naval do Funchal.

As atividades estarão concentradas em dois pólos, nomeadamente na Reserva Natural do Garajau, à qual cerca de 50 jovens terão oportunidade de conhecer as espécies protegidas, bem como experimentar a prática de paddleboard, com o apoio da empresa Aroundfreedom.

No Parque de Santa Catarina haverá um circuito de atividades, de entre as quais se destaca a escalada, slide, prova de orientação, minigolfe, atletismo, voleibol, workshop em suporte básico de vida e uma ação de sensibilização sobre prevenção de comportamentos de risco na adolescência.

Participam nestas iniciativas jovens provenientes de diversas instituições, nomeadamente: Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, Centro Comunitário de São Martinho, Equipa de Rua de Câmara de Lobos, Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, Associação Operação Vida, Clube Naval do Funchal, Associação Reinventa, Associação Sociocultural da Fonte, Centros Comunitários Quinta Falcão, Canto do Muro, Santo Amaro e Palheiro Ferreiro, Centro Cultural Luís Camões, Abrigo Nossa Senhora da Conceição, Lar da Paz, Hospício Princesa D. Amélia, Centro Social da Tabua e de Santana, entre outras, que se quiseram associar a esta celebração demonstrativa da importância que a educação e formação dos jovens, assume na atualidade.

Efetivamente, esta comemoração do Dia Internacional da Juventude enfatiza a relevância das políticas de juventude, através do estabelecimento de várias parcerias de colaboração, com entidades públicas e privadas, com vista a uma ação mais concertada, transversal e eclética.