Natação do CNF em bom plano no Open de Portugal

natacao_campeonatosnac15

Decorreu entre os dias 23 e 26 de Julho, o Campeonato Nacional de Juvenis e Absoluto de Portugal – Open de Portugal no Complexo de Piscinas Olímpicas de Coimbra, prova que termina o calendário nacional de competições e que consagrou os campeões nacionais nas categorias de juvenis e absolutos.

Num campeonato em que participaram 693 nadadores de 117 clubes, o CNF participou com 24 nadadores, sendo a segunda maior comitiva, com 6 femininos e 18 masculinos. Comitiva composta por Susana Gomes, Carlota Olim, Inês Margarido, Mariana Lima, Marta Ferreira, Carolina Boulhosa, João Vieira, Francisco Sousa, Sérgio Abreu, João Fernandes, Luis Silva, Francisco Silva, João Aguiar, Henrique Vargas, Francisco Teixeira, Francisco Morganho, Pedro Sousa, Afonso Sequeira, Alessandro Paolinelli, Martim Silva, Miguel Gomes, João Cotrim, Pedro Rodrigues e Henrique Gomes.

Destaque para Afonso Sequeira, que depois de uma época brilhante em que foi selecionado para representar Portugal no Multi Nations e no troféu internacional Memorial Morena, que embora não tenha realizado a sua melhor marca, obteve um 3º lugar nos 100m mariposa; da mesma forma, Carolina Boulhosa, juvenil B, apurou-se para a final dos 100m mariposa, batendo recorde regional e sendo a segunda melhor na sua idade. Também Henrique Gomes, juvenil B, apurou-se para a final dos 100m costas. Outros resultados a evidenciar são os de Francisco Teixeira, com recorde regional nos 200m livres, e Miguel Santa Clara Gomes, também na prova de 100m livres, onde bateu record regional. Relativamente aos mais velhos, Susana Gomes foi finalista nos 50m mariposa, e Carlota Olim obteve duas finais B nas provas de 50m mariposa e 100m mariposa.

A grande figura destes Nacionais foi Jorge Jesus, do Sporting de Braga, que bateu dois recordes nacionais nas provas de 200m estilos e 200m mariposa.

Segundo Elmano Freitas, «Foi um campeonato recheado de sucesso com muitos nadadores em finais, desde os nadadores seniores aos nadadores juvenis, com recordes regionais a caírem e com recordes pessoais batidos.»