
*Com Lília Castanha
Como ilhéus, onde queremos passar as nossas férias de Verão? De preferência fora da ilha, nem que seja para outra ilha, queremos sair do nosso isolamento forçado. E desengane-se quem nos quer fazer acreditar que viajar é um luxo e é só para alguns. Viajar é um direito que deveria estar ao alcance de todos nós.
Viajar é sair do tédio do conhecido e de uma rotina que por vezes nem nos apercebemos. Como diz Amyr Klink, brasileiro, filho de pai libanês e mãe sueca:
“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”
Sendo assim, o Funchal Notícias contactou a Agência Abreu que nos facultou informações sobre as férias dos madeirenses pela voz de António Cruz, chefe de vendas da Agência.
Funchal Notícias – Os madeirenses costumam marcar as férias com antecedência ou deixam para pouco tempo antes da viagem?
António Cruz – Desde o princípio do ano que os madeirenses já começaram a marcar as suas viagens. Mas a maior procura costuma ser em abril, altura em que realizamos a feira “Mundo Abreu” com venda de produtos até 60% de desconto. As pessoas que já conhecem a nossa feira aguardam para esta altura para fazerem as suas reservas com os respetivos descontos. Maio e junho também são meses com procura.
FN – Têm tido muitas vendas este ano?
AC – As vendas vão bem apesar da crise. No final de maio até verificamos um aumento de 15% perante o período homólogo do ano passado. A feira “Mundo Abreu” e outras promoções como a “Black Friday” em final de Junho também contribuem para o aumento das vendas.
FN – Quais são os destinos mais procurados?
AC – Cabo Verde, Marrocos, México, Cuba, República Dominicana e circuitos europeus. Este ano estamos a notar uma maior procura para os Estados Unidos. Temos também pessoas interessadas em visitar a Grécia, apesar de toda a sua conjuntura. Os parques temáticos como a Disney World Paris continuam com aderência assim como a Turquia e o Dubai que são destinos relativamente baratos. Há madeirenses que continuam a escolher as Canárias embora não tanto como antigamente. E claro, os cruzeiros.
No Verão as pessoas preferem destinos de praia, somente uma margem pequena escolhe férias culturais para apreciar a arquitetura e gastronomia. Em relação aos cruzeiros, há a preferência para os que saem do Funchal. No entanto, a oferta de cruzeiros que sai da Madeira é sazonal e é limitada no Verão e então os madeirenses optam por sair de Lisboa, Barcelona ou do Mediterrâneo. Como no Verão o tempo está melhor há também procura pelos cruzeiros do Norte da Europa como os Cruzeiros Fiordes da Noruega.

FN – Qual o tipo de pessoa que mais viaja, por exemplo, em relação às idades?
AC – No mercado regular a idade é transversal, são pessoas de várias idades, em grupos ou em família.
FN – Em média quanto é que os madeirenses costumam gastar por pessoa nas férias?
AC – A média situa-se mais ou menos nos 1000 euros por pessoa. Quando as pessoas nos procuram não referem os valores que querem gastar, escolhem o destino. Nós fazemos o orçamento e se estiver acima do pretendido então orientamos o cliente para outro destino do seu agrado.
FN – Os madeirenses são adeptos das férias cá dentro?
AC – A adesão das férias cá dentro é boa, mais forte na época baixa do que no Verão, exceção feita ao Porto Santo que tradicionalmente é muito procurado neste altura.
FN – Costumam vender também o destino Madeira?
AC – Madeira é um destino prioritário para a Abreu. Temos agências no Continente, em Espanha e no Brasil. Somos os maiores importadores do destino nacional para a Madeira. Trazemos também muitos espanhóis ao longo do ano e os voos que vêm de Madrid e Barcelona cheios para a Madeira. Os brasileiros visitam muito o Continente mas são poucos os que prolongam a sua viagem até à Madeira ou Açores.
O Funchalnotícias verificou que no Verão as férias nas praias ultrapassam as culturais e as de aventura. E, se nós não viajamos, não é por falta de vontade de nos estendermos numa praia paradisíaca segurando um cocktail e apreciando os coqueiros e a brisa do mar. O que nos trava é os bolsos esvaziados de euros para atender às prioridades imediatas do dia a dia. Apesar disso, as agências ainda mantêm o seu nível de vendas positivo e não são poucos os madeirenses que partem para conhecer outras paragens.
Mas do mal o menor, afinal vivemos numa ilha que não está ao alcance de todos e são muitos os turistas que desembolsam uma boa quantia para desfrutar dos encantos da nossa Pérola do Atlântico, algo que nós conseguimos fazer por muito menos.

(Foto retirada da página de Facebook de Turismo da Madeira)
Embora viajar não deveria ser apenas pelos nossos olhos “por meio de histórias, imagens, livros ou TV” , mas também pelos nossos pés e sentidos, ficam as paisagens das melhores praias do mundo segundo o video de Erik van der Veen: https://www.youtube.com/watch?v=Q2ygp-_IeCE