CDS alerta para poluição nas praias da costa Sul da Ilha

cds-22.6
Isabel Torres expressa a preocupação do CDS com a poluição nas praias da Região.

O Grupo Parlamentar do CDS manifestou esta manhã, em conferência de imprensa, preocupação pela qualidade das águas balneares na Madeira.

A recente divulgação de uma lista com a avaliação da qualidade da água nas praias do país atribuindo a categoria de má a quatro praias distribuídas pelos concelhos do Funchal e Machico e a informação de sucessivos incidentes com descargas poluentes em várias praias da costa sul ilha justificam, no entender dos deputados populares, um pedido de Audição Parlamentar, solicitando a presença da Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais na Assembleia Legislativa.

A porta-voz do CDS, Isabel Torres, quer ver esclarecidos vários assuntos relacionados com esta temática, nomeadamente quais as medidas que a Secretaria tem tomado no âmbito das suas competências, se existe coordenação com os municípios e se está a ser cumprida a legislação em vigor no tocante à recolha periódica de amostras para efeitos de determinação se a praia está em condições para utilização dos banhistas.

Isabel Torres reiterou a importância de assegurar a qualidade das águas nas nossas praias tanto por questões de saúde pública, como para defender a imagem do destino turístico. O Grupo Parlamentar solicitará à Associação de Municípios e a associações de ambientalistas reuniões de trabalho destinadas a elaborar um levantamento de todas as vertentes que implicam o controlo e qualidade destas águas.