São João Baptista festejado com animação na Madeira

são joãoSão João Batista tem um grande número de devotos na Madeira e Porto Santo. Três paróquias: Fajã da Ovelha, Álamos e São João (na freguesia da Ribeira Brva) têm aquele santo como seu padroeiro. É também assinalado nas capelas de São João da Ribeira, no Funchal, onde estão a decorrer as novenas de preparação, no sítio da Terra Batista, Porto da Cruz, na  Achada do Cedro Gordo, freguesia de São Roque do Faial, no Campanário,  na paróquia da Conceição, situada na Lombada, Ponta do Sol, na capela de Jesus, Maria, José em Câmara de Lobos (paróquia de Santa Cecília) , em São Martinho e no Porto Santo, pois é o padroeiro daquele Município.

As festas com muita animação vão decorrer no dia 24 de junho, mas  em Câmara de Lobos é antecipada e decorrerá no próximo domingo.
Nos Álamos, paróquia situada na freguesia de Santo António e em São Roque do Faial as celebrações decorrerão no domingo 28 de junho.
No Campanário, no dia 24 de Junho, realiza-se a visita das insígnias do Espírito Santo ao Calhau da Lapa e Fajã dos Padres, acompanhadas por  várias dezenas de pessoas.
A descida é realizada pela vereda do Paço,  pela manhã, seguindo-se  visitas ás “casinhas” (grutas) do calhau.Ao meio dia é celebrada missa campal e depois é costume fazer-se uma viagem de barco até  à Fajã dos Padres.
Na maioria destas localidades vão realizar-se desfiles de marchas populares na noite de 23 de junho dia em que manda a tradição se faça a «ceia de São João» com atum, semilhas, maçarocas e outros ingredientes. Muitas pessoas vão até à beira mar saborerar esta ceia.
Outra das caraterísticas da festa de São João é a ornamentação dos fontanários, havendo concursos organizados por entidades oficiais. Os «altares de São João» erguidos em muitos pontos da Madeira e Porto Santo são também integrados nas tradições de São João Baptista