CNF com dois títulos no windsurf e Guilherme Marques no Mundial

GUILHERME FOTO

O Clube Naval do Funchal conquistou este fim de semana, em Machico, dois dos três títulos possíveis no Campeonato da Madeira de Windsurf. Os irmãos Marques, Artur na classe Bic Techno, e Guilherme na classe RSX Júnior foram os grandes destaques da prova que ditou também o apuramento do velejador do CNF Guilherme Marques para o Mundial da Juventude da ISAF,que se realiza no próximo mês de Dezembro, na Malásia.

Guilherme Marques levou a melhor sobre João Gomes (CTM) vencendo duas regatas, mais uma do que o adversário, o que permitiu o apuramento para a prova mais importante da carreira do velejador até agora. «Era um objetivo que tinha traçado há dois anos. Tenho tido algum azar, entretanto, pelo meio mas agora que consegui estou bastante satisfeito. Já tinha ido a um Mundial, na Alemanha, mas este é da Juventude. É da ISAF, tem mais importância e por isso é o meu ponto alto, sem dúvida», confessa o velejador.

Neste Mundial estará apenas o melhor velejador de cada país, numa prova que vai significar o regresso do jovem de apenas 18 anos aos palcos internacionais depois da presença em três Europeus e num Mundial.

O coordenador de vela do Clube Naval do Funchal Marco Gamelas elogia as qualidades de Guilherme Marques. «É o ultimo ano de júnior dele e tem grande potencial. Vai treinar intensamente para conseguir fazer um boa prova na Malásia. Ele mereceu este apuramento», realça, elogiando os resultados do Clube Naval do Funchal no Campeonato da Madeira de Windsurf que ficou marcado pela conquista do título regional de RSX Júnior da parte de Guilherme Marques mas também do irmão Artur Marques em Techno 293.

Artur protagonizou uma acesa disputa pela vitória final com Margarida Rodrigues do CTM.

Tudo ficou por decidir na derradeira regata, onde Artur Marques levou a melhor pela velejadora que dominou na sector feminino. Já a classe Raceboard foi ganha por João Rodrigues (CTM). «Foi um balanço muito positivo para o CNF. Apesar de não se conseguir fazer muitas regatas já que esteve muito vento, que levou a que tivesse havido apenas um dia de prova, no domingo, correu tudo muito bem para o Naval», observa.

O Campeonato da Madeira de Windsurf foi organizado pelo Centro Treino Mar em parceria com a Associação de Vela da Madeira e contou com a colaboração da Câmara Municipal de Machico e da Associação Náutica da Madeira.

Com ventos a oscilarem entre os 15 e os 20 nós, os vários participantes, com idades a variarem entre os 14 e os 47 anos, completaram as três regatas com a competitividade a ser sempre uma nota de destaque.