Francisco Clode vira Quinta Vigia do avesso

SONY DSC
Foto Rui Marote

* Com Rui Marote

Novo governo, “casa” nova. Na Quinta Vigia, respira-se um ar de mudança que se estende à decoração do imóvel. Como o Funchal Notícias divulgou, estão em curso obras de reparação da atual estrutura. Mas, a grande mudança, reside na decoração da antiga Quinta das Angústias pela mão de Francisco Clode de Sousa. Curiosamente, Clode, que chegou a ser dado como certo para subsecretário da cultura, é agora o decorador oficial da casa rosa.

SONY DSC
Francisco Clode e Nini Andrade têm visitado regularmente a Quinta Vigia. Foto Rui Marote

A mudança não poupa a fauna da presidência do governo. Os pavões seguem guia de marcha para o Jardim Botânico, tendo o mesmo destino as araras, à exceção de um casal. Com ironia, há quem comente que Albuquerque, ao contrário de Jardim, prefere falar para o piano do que para as emblemáticas araras. No entanto, o governo esclarece que ali continuam dois casais de araras.

No interior da Quinta, a tapeçaria, da autoria de Teresa Brazão,  que engalanava as denominadas escadas da autonomia, que serviu de cenário a muitas fotos históricas, inclusive de Cristiano Ronaldo, jaz embrulhada numa suite da casa, tendo sido substituída por Catarina de Bragança.

O mobiliário também foi renovado, tendo sido comprado ao artista madeirense Gonzaga.No entanto, a presidência do Governo Regional esclarece que não foi realizada qualquer compra de móveis, mas sim uma permuta de algumas peças do Museu da Quinta das Cruzes.

O cavalo que se encontrava no jardim, pintado na Áustria, foi retirado e desconhece-se se adormece numa das arrecadações ou se teve outro destino.
O Funchal Notícias apurou que Francisco Clode orienta a mudança da decoração na residência oficial do novo governo.