Noite dos Museus assinalada em quatro espaços

MUSEU QUINTA CRUZES6
A Quinta das Cruzes é um dos espaços que assinala o Dia dos Museus

 

A Noite Europeia dos Museus, iniciativa criada pelo Ministério Francês da Cultura e Comunicação, volta a ser assinalada na Região em quatro espaços tutelados pela DRAC.

O Museu Quinta das Cruzes, o Museu de Arte Contemporânea do Funchal, o Centro Cívico e Cultural de Santa Clara – Universo de Memórias de João Carlos Abreu e a Casa Colombo – Museu do Porto Santo, são os espaços que vão acolher no próximo sábado, dia 16 de Maio, as comemorações da 11ª edição da Noite Europeia dos Museus.

No Museu Quinta das Cruzes, onde as entradas serão gratuitas entre as 19 e as 24 horas, o programa inclui visitas guiada às coleções do núcleo (às 19 e às 22h30), um espaço dedicado aos mais novos orientado pelos serviços educativos (20h30), momentos musicais em diferentes salas do percurso museológico (entre as 20h30 e as 21h30) e um concerto numa das salas da exposição permanente (às 22 horas). Durante a iniciativa será projetada uma Tweetwall, na qual visitantes poderão colocar os seus tweets relativos à sua visita naquela data.

Além do programa de atividades previstas para sábado, o Museu Quinta das Cruzes também concorreu à eleição da mascote internacional da 11ª Noite Europeia dos Museus, apresentando à votação, que decorreu através da página do Facebook da organização, a maestrina do orquestrofone existente naquele espaço. O resultado da votação foi ontem conhecido e a peça do Museu Quinta das Cruzes recebeu a estrela de bronze.

No Museu de Arte Contemporânea do Funchal (MACF) as entradas serão gratuitas entre as 10 e as 12h30 e das 14 às 22 horas e haverá uma visita orientada à exposição Parte de Mim feita pela artista responsável Teresa Gonçalves Lobo. Entre as 14h30 e as 17h30, a artista plástica, em parceria com o Serviço Educativo do MACF, dinamizará uma oficina de expressão plástica dedicada a crianças dos 6 aos 12 anos.

No Centro Cívico e Cultural de Santa Clara – Universo de Memórias de João Carlos Abreu as entradas serão gratuitas e haverá visitas guiadas orientadas pelos guias da instituição entre as 19 e as 24h00. Finalmente, a Casa Colombo – Museu do Porto Santo estará aberta entre as 22 e as 24 horas, sendo que, às 21 horas, no Centro Cultural e Congressos, será apresentado ‘Porto Santo… a minha versão da história’, um espetáculo com texto e encenação de Rute Areal feito em parceria com a Universidade Sénior local.