
Este projeto terá a duração de quatro semanas, juntará jovens, com idades compreendidas entre os 16-18 anos, de todo o mundo, e o principal enfoque será a discussão e análise de temas globais do centro de interesses dos jovens. Pretende-se assim desenvolver princípios democráticos, voluntariado, resolução de conflitos, capacidades comunicativas, pensamento crítico, tolerância e respeito pela diversidade, liderança jovem, trabalho em equipa e a cidadania.
O prémio enaltece o projeto e evidencia a capacidade de trabalho e de empreendedorismo da Escola Secundária Jaime Moniz.
O citado projeto está igualmente a promover uma visita de estudo à Escócia, em fevereiro de 2016, coordenada pelo docente Rómulo Neves e é aberta a todos os alunos que frequentem o projeto Cambridge na ESJM.
Recorde-se que, a ESJM iniciou no presente ano letivo um projeto pioneiro na RAM: preparar os alunos para a certificação da Universidade de Cambridge nos níveis FCE (First Certificate in English); CAE (Cambridge Advanced English) e CPE (Cambridge Proficiency in English) sem qualquer custo envolvido para os alunos. Este projeto é coordenado pelo professor Rómulo Neves e dinamizado pelos docentes de inglês da referida escola que se voluntariaram para abraçar esta iniciativa. O objetivo principal consiste em melhorar os níveis de mestria da língua inglesa dos alunos da ESJM e, ao mesmo tempo, estabelecer parcerias que promovam o alargamento de experiências dos jovens. Participam cerca de 70 jovens e estão envolvidos 7 docentes.