Semana Europeia da Juventude arranca segunda-feira

jaime moniz foto

 

A Escola Secundária Jaime Moniz acolhe a abertura da Semana Europeia da Juventude 2015, no  próximo dia 04 de maio, pelas 09h45, e conta com a presença do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho.

A Semana Europeia da Juventude deverá envolver mais de 6000 participantes

Evento conta com mais de 100 sessões em todo o país e está também presente na Madeira.

Entre 4 e 9 de maio, decorre na Madeira, a comemoração da Semana Europeia da Juventude 2015, promovida pela Secretaria Regional da Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto, em parceria com a Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus + Juventude em Ação.

Este evento conta com a participação de cerca de 400 jovens e pretende trazer até às associações e jovens, mais informação acerca das oportunidades Erasmus+, potenciando uma maior dinâmica das organizações de juventude, ao nível do acesso aos programas europeus.

A Semana Europeia da Juventude conta, em Portugal, com parceiros estratégicos como o Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, os Governos das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, o Conselho Nacional de Juventude e a Federação Nacional das Associações Juvenis, para além de autarquias, associações locais, escolas e universidades.

Ao nível da Região Autónoma da Madeira, são parceiros a Associação Académica da Universidade da Madeira, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Escolas Secundárias Jaime Moniz e Dr. Ângelo Augusto da Silva, associações juvenis e entidades públicas com atuação transversal na área da juventude.

Esta iniciativa pretende ser um momento ímpar para a participação dos jovens na construção do seu futuro e da Europa, à semelhança do que se estará a comemorar em simultâneo, em 33 países europeus.

Ao longo das várias ações serão divulgadas as possibilidades que os jovens e organismos de juventude dispõem para ter acesso a formação internacional, intercâmbios, projetos transnacionais, serviço voluntário europeu e estabelecimento de parcerias estratégias de trabalho em rede.

É de realçar, que a Madeira estará representada nas ações que decorrem em Bruxelas, por um jovem madeirense, que foi selecionado pelo seu contributo em termos de medidas a desenvolver em prol da juventude.

Encontram-se abertas inscrições para as sessões do dia 5 e dia 9 de maio, no site da Direção Regional de Juventude e Desporto, em http://www.madeira-edu.pt.