Livros sobre a Adolescência e o Envelhecimento lançados na UMa

universidade_madeira

O Auditório da Reitoria foi no passado dia 20 abril palco do lançamento das obras “Adolescência:desafios e Riscos” e “Envelhecer e Conviver”.
A apresentação das obras, ambas editadas pela Publiçor, esteve a cargo de Maria João Beja, docente de Psicologia do Desenvolvimento da Universidade da Madeira (UMa), e do Vice Reitor da UMa, Sílvio Fernandes, respetivamente.
A obra coletiva “Adolescência: desafios e riscos” foi coordenada por Teresa Medeiros,professora catedrática de Psicologia da Universidade dos Açores, e tem o prefácio assinado por Carlos Amaral Dias, Professor Catedrático e reconhecido Psicanalista Português.
Ao longo dos 18 capítulos deste livro, o leitor encontrará um conjunto de reflexões de prestigiados investigadores nacionais e internacionais em torno do conceito de adolescência e da pluralidade de adolescências, as questões da puberdade, do corpo e da sua representação, a importância das relações vinculativas e interpessoais na família, na
escola e com os grupos e pares.

A segunda obra lançada, “Envelhecer e Conviver”, foi coordenada pelos professores universitários Teresa Medeiros, Carlos Ribeiro, Berta Pimentel Miúdo e Adolfo Fialho. É composta por 16capítulos e está organizada em três secções integrativas: ‘Desafios para o envelhecimento ativo: questões políticas, filosóficas e sociais’; ‘Experiências de envelhecimento(s): diferentes
abordagens’; e ‘Saúde e Envelhecimento: prevenção e bem-
estar’. Numa altura em que a população está a envelhecer, de forma muito significativa, a obra pretende constituir-se como um bom contributo para a promoção da saúde e do envelhecimento ativo na contemporaneidade.