Conheça o Porto Moniz do mar à serra

porto moniz01
Clique na imagem para aceder ao álbum

Do mar à serra. É uma expressão emblemática da Madeira. Mas que ganha todo sentido, quando se fala da costa norte, mais precisamente do Porto Moniz: onde todo o burburinho citadino se silencia para escutar o rumor das fragas e o som rebelde das ondas nortenhas.

As vias rápidas, unidas pelos conhecidos túneis, tiraram alguma beleza à paisagem que se oferece na ponta extrema da Madeira. Curvas e contracurvas, caminhos exíguos sob ribanceiras, decorados com hortênsias e o bravio verde da natureza, foram secundarizados pelo betão que rasgou a rocha e encurtou muitas distâncias. Ainda assim, muito, muito há para conhecer e encher a alma.

A freguesia do Seixal é desde logo o cartão de visita do Porto Moniz. O cais e a Praia da Laje convidam a desfrutar dos saborosos mariscos, frescos e límpidos como o mar, com destaque para a típica truta. Mas, para os amantes da natureza, o Chão da Ribeira, com as suas pequenas e típicas construções de pedra, promete a harmonia do homem com a natureza, por entre riachos que correm silenciosamente, bem como o ar fresco que tudo sara. No verão, todos os caminhos dão ao famoso arraial do Seixal, numa união ímpar de pessoas de estratos sociais diversos, cujo denominador comum é a folia. E que dizer do lindíssimo véu da noiva, no Seixal? Uma cascata única, entre outras réplicas, aproveitadas também pelos desportistas para o canyoning.

No Porto Moniz, sede do concelho, as famosas piscinas naturais de água salgada convidam sempre a um mergulho. Várias residenciais foram construídas para acolher o número sempre elevado de forasteiros que passam o fim de semana a norte ou então desfrutam da animadíssima semana do mar. A Feira do Gado é outro grande e concorrido cartaz,  no verão, onde os agricultores mostram as suas produções de gado bovino e não só.

Mais pitoresca e discreta, ergue-se a freguesia da Ribeira da Janeira, cuja principal atração é um simples mas soberbo paraíso, o Fanal, bem como os ilhéus da ribeira, que lhe dão o nome.

As Achadas da Cruz é a mais pequena freguesia do concelho e tem por principal ponto turístico o Calhau das Achadas, de acesso por teleférico.

O Porto Moniz não se conta nem se explica. Visita-se. Contempla-se e volta-se sempre.