Turismo com cinco prioridades até 2020

Imagem retirada do site http://www.visitmadeira.pt/
Imagem retirada do site http://www.visitmadeira.pt/

O plano ‘Turismo 2020’ foi apresentado em Lisboa no âmbito da BTL – Feira Internacional de Turismo, que terminou ontem. Pretende constituir um referencial estratégico para Portugal continental e para as Regiões, no contexto do ciclo de programação comunitária 2014-2020. Tem ainda como objetivos conseguir maior articulação e seletividade entre investimentos e melhor utilização dos fundos comunitários.

Foram definidos três vértices estruturais para o setor: estratégia, recursos financeiros, mobilização e compromisso. Quanto ao investimento, será orientado para cinco eixos prioritários que visam atrair, competir, capacitar, comunicar e cooperar. Portugal pretende afirmar-se como o destino de maior crescimento turístico na Europa e continuar a crescer acima da concorrência. Quer consolidar o turismo como atividade central para o desenvolvimento do País e para a sua coesão territorial.

No âmbito do conceito ‘atrair’, a estratégia é cativar maior número de visitantes através da qualificação e valorização do território e dos seus recursos turísticos distintivos. A este nível, consideram-se prioridades a preservação e valorização económica do património histórico-cultural, a regeneração urbana das cidades e centros históricos de elevado interesse turístico, a dinamização sustentável da rede nacional de áreas protegidas e património rural, ou a valorização da costa, e o reforço da interação entre economia do mar e do turismo. Estes são aspetos nos quais a Região Autónoma da Madeira poderá apostar.

Outro dos eixos prioritários assenta na capacidade de competir pela internacionalização das empresas do setor do turismo, nomeadamente no âmbito da requalificação e inovação de empreendimentos turísticos,  na inovação no capítulo da animação turística ou reforçando o acesso das PME às tecnologias da informação e comunicação.

A formação técnico-profissional em Turismo, a capacitação e formação de empresários e gestores para a inovação inserem-se noutra estratégia que é capacitar pela habilitação, formação, investigação e desenvolvimento. Neste âmbito inserem-se também modernização de infraestruturas e equipamentos de formação e a internacionalização das Escolas de Hotelaria e Turismo, assim como a modernização tecnológica dos serviços de administração pública relativos ao setor e de outros agentes.

Comunicar é outra das estratégias definidas. O objetivo é promover e comercializar a oferta turística a nível interno e externo, captar e consolidar rotas, apostar nas plataformas e canais de marketing digital. A cooperação internacional, o reforço das relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha, o desenvolvimento das relações no espaço europeu, a intensificação da presença de Portugal junto de organizações de cooperação internacional são aspetos a potenciar e integram-se no eixo “cooperar”.

O ‘Plano de Ação Turismo 2020’ teve por base um processo de envolvimento e concertação entre os vários agentes do setor público e privado, resultado da participação em sete conferências e workshops técnicos realizados nas diferentes regiões do continente, bem como nos Açores e na Madeira.