A Universidade da Madeira (UMa), numa organização conjunta do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e do Projecto DIAITA realiza na Região, a 14 e 15 de Maio, um colóquio sobre o Património Alimentar da Lusofonia.
O DIAITA é um projecto interdisciplinar que visa criar um fórum de diálogo científico-cultural sobre a História e as Culturas da Alimentação, que reúne investigadores com trabalhos no âmbito do Património Alimentar.
A ideia é fazer a história e a cultura da alimentação, por exemplo, entre portugueses e brasileiros, aprofundando o património e identidade culturais comuns.
A equipa de especialistas de várias áreas disciplinares (História, Arqueologia, Filologia, Museologia, Arte, Dietética, Gastronomia e Nutrição), compromete-se na criação de conteúdos científicos necessários à criação de dois universos digitais inéditos destinados à preservação e divulgação das Culturas Alimentares do Espaço Lusófono: Museu e Biblioteca virtual DIAITA, da Antiguidade aos nossos dias.
Trata-se de uma investigação em rede, pioneira no espaço lusófono, reunindo investigadores portugueses e brasileiros.
Os trabalhos incidem sobre a tradução, o estudo e a publicação de fontes escritas, tanto inéditas como indisponíveis em português (caso dos textos clássicos, gregos e latinos, matriciais para o conhecimento do padrão alimentar mediterrânico original, levado na bagagem dos portugueses para o Brasil).
Também as fontes materiais e iconográficas serão, pela primeira vez, inventariadas, estudadas, reunidas e disponibilizadas em formato digital e em papel (sobretudo os textos) tanto para um público académico como generalista.
Na Madeira, em Maio, pretende-se debater trabalhos de diferentes áreas do conhecimento sobre as seguintes temáticas: Alimentação, saúde e bem-estar; Alimentação e património linguístico; Alimentação e património literário; O papel da Madeira na Odisseia de sabores da Lusofonia.
As instituições nacionais e estrangeiras envolvidas são tanto universidades (Coimbra, Lisboa, Nova de Lisboa, Minho, Porto, Madeira, Federal do Rio de Janeiro, Federal Fluminense, Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, Centro Universitário Senac-SP, Estadual de Campinas, Pontifícia do Paraná-Curitiba, Federal de Minas Gerais), como museus (Nacional de Arqueologia, Nacional de Arte Antiga, Monográfico de Conimbriga, Museu da República do Rio de Janeiro, Museu Nacional do Rio de Janeiro, Museu Casa Rui Barbosa) e ainda a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.
DIAITA é um termo grego que significa “dia a dia”. Sugere uma alimentação rica em alimentos integrais e naturais para manter e restabelecer a saúde, juntamente com hábitos saudáveis de ser, estar e pensar.
O projecto tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia, CAPES, e Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.