O “Estepilha sempre atento” funciona como ferramenta para alertar anomalias.
Já não sabemos o número de vezes que sobreavisamos, para o estado de degradação desta outrora primeira sala de visitas. Em agosto de 2025: “É necessário não esquecer a reposição do varandim do cais do Funchal”. Na altura que a Tecnovia montou o tapume na Avenida do Mar limitando a zona de intervenção dos trabalhos da nova marina do Funchal, procedendo ao desmantelamento e construção da nova área de restauração, a construtora cortou o varandim do cais antigo onde hoje está um novo acesso (escadaria) e anteriormente estava o reservatório de combustível.

Ficam as imagens para que os leitores do FN possam recordar. Nessa data manifestamos para o possível desaparecimento dos balaústres de ferro forjado.
Colocados cinco vasos com malvas no cais do Funchal para proteger as pessoas e prevenir o perigo de cair e chamamos atenção que fossem provisórios, uma vez que alteram a arquitectura do cais. Decorridos cerca de 9 meses os balaústres foram desencantados e regressam ao cais. O estepilha aplaude. Foram retirados os vasos de flores e colocado o varandim.

O nosso título “faltou tinta ou pintor de férias” é para chamar atenção da inacabada pintura (ver fotos) que há duas semanas se “exibe” e que foi a primeira nossa porta de entrada.Um cais com história numa área nobre da cidade.
O Funchal Notícias tem conhecimento que ainda este ano a nossa primeira sala de visitas irá entrar em obras. Não é sem tempo… estepilha!
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






