Engenheiros abordaram cibersegurança na era digital

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros (RMOE), através do Grupo de Trabalho da Especialidade de Engenharia Informática, e a GDG Madeira promoveram no passado dia 22 de Outubro de 2025, nas instalações da Sede Regional, uma mesa-redonda sobre “A Cibersegurança na Era Digital: Ameaças e Oportunidades”.
 O painel de oradores foi composto por Martin Freitas, Encarregado-Geral de Cibersegurança da Administração Pública Regional da Madeira, Eduardo Marques, Professor Auxiliar na Universidade da Madeira e coordenador da formação C-Academy do Centro Nacional de Cibersegurança na região, e Filipe Freitas, Diretor Comercial da MEO Madeira e docente convidado na Universidade da Madeira.
A mesa-redonda foi moderada pelo Eng. Fernando Martins, doutorando em Engenharia Informática.
Foram abordados os seguintes pontos:
  • A importância da cibersegurança num mundo conectado, quer do ponto de vista pessoal, quer do ponto de vista organizacional.
  • Os desafios jurídicos que as empresas e instituições enfrentam na implementação de sistemas seguros.
  • A cibersegurança no meio académico: o que é feito atualmente na Universidade da Madeira.
  • O cibercrime já é considerado a 3.ª maior “economia” do mundo, uma vez que os dados são o petróleo do século XXI.
  • Casos reais de ataques de cibercriminosos na região.
Principais conclusões de interesse público:
  • O ser humano é a principal vulnerabilidade de qualquer sistema informático.
  • A cibersegurança deverá ser do conhecimento de todos e aplicada por todos (técnicos e não técnicos).
  • A importância da definição de processos para garantir as políticas de segurança.
  • A cibersegurança deverá ser lecionada em todos os cursos universitários, independentemente de serem técnicos ou não. Chegou a ser sugerido abordar o tópico já no ensino secundário.
  • A implementação de medidas de cibersegurança é mais difícil em pequenas e médias empresas, quer pelo investimento financeiro, quer pela falta de capital humano.
  • Há falta de profissionais nesta área, e as empresas, independentemente da sua dimensão, não estão totalmente sensibilizadas para o problema da cibersegurança.

Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.