Violência doméstica em apartamento de luxo nas Virtudes permanece sem resposta eficaz

Apesar dos alertas das várias entidades sociais para este fenómeno em geral, um caso de violência doméstica tem vindo a repetir-se ao longo dos últimos anos num apartamento de luxo, situado nas Virtudes. O agressor, homem com profissão reconhecida e estatuto social elevado, tem sido alvo de várias chamadas de intervenção da Polícia de Segurança Pública, mas a situação permanece sem resolução efetiva. Tudo isto ocorre na cidade, há anos, com a complacência e até indiferença de muita gente. O FN reserva-se ao direito de não publicar fotos identificadas de presumíveis agressores, competindo às autoridades policiais e judiciais a investigação.

Segundo testemunhos feitos chegar também ao Funchal Notícias, as agressões incluem não só violência física — socos e pontapés — mas também violência psicológica severa, marcada por insultos, humilhações e comportamentos de controlo obsessivo. A vítima e a filha são, frequentemente, obrigadas a abandonar a residência em situações de emergência, enquanto o agressor permanece no local.

Familiares do suspeito confirmam ter presenciado alguns episódios, mas, temendo a “mancha” na reputação da família, apelam repetidamente à vítima para que perdoe e regresse a casa. O agressor terá já recorrido a consultas de psicologia devido ao consumo excessivo de álcool, mas, segundo relatos próximos, o padrão de violência persiste.

Associações de apoio à vítima recordam que este tipo de casos exemplifica o peso do silêncio e da vergonha social, fatores que dificultam denúncias formais e retardam a justiça. Organizações como a APAV alertam para o facto de  “a demora em agir pode colocar em risco não só a vítima, mas também os filhos que partilham o mesmo espaço”.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.