Assunção

Sílvio Mendes
Antigamente o dia 15 de Agosto em que se celebra a festa da Assunção de Nossa Senhora era denominado, pelo povo como o “Dia das Sete Senhoras”, em referência às sete paróquias onde se celebravam festas em louvor de Nossa Senhora com várias invocações.

Actualmente esse número foi aumentado para dez.

As festas que se efetuam a 15 de Agosto na Diocese do Funchal são:
Nossa Senhora da Assunção: Sé e capela da Choupana;
Nossa Senhora do Monte: freguesia do Monte (Funchal), na paróquia de Cristo Rei (Ponta do Sol) e na capela dos Lamaceiros (Porto Moniz);
Nossa Senhora da Graça: paróquias do Estreito da Calheta, Estreito de Câmara de Lobos e na capela de Nossa Senhora da Graça (Porto Santo);
Nossa Senhora da Guadalupe: Porto da Cruz;
Nossa Senhora da Ajuda: Serra de Água.

Em todas estas paróquias a festa será complementada com arraial.

Na igreja do Monte a missa que será celebrada às 11 horas do dia 15 de Agosto será presidida pelo Bispo do Funchal e assinala também a festa da padroeira da cidade do Funchal.

A Assunção de Nossa Senhora é um dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação. Assim definiu o Papa Pio XII em 1950 através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.”

Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para o Ocidente, chamava-se “Dormição”. Até que se chegou ao de “Assunção de Nossa Senhora ao Céu”, isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados no meio às aceitações e oferecimentos das dores.

A tradição católica afirma que aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus para participar da glória de seu filho, Jesus Cristo.

Segundo teólogos, Maria teria morrido e, imediatamente, ressuscitado, tal como se tivesse apenas adormecido.

O elevado número de festas a Nossa Senhora que se realizam a 15 de Agosto na Diocese do Funchal revela bem grande devoção mariana dos católicos madeirenses.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.