Duas festas na paróquia de Santa Maria Maior

A paróquia de Santa Maria Maior, no Funchal, também conhecida como Socorro, estará em destaque no início de agosto com a realização de duas festas: Santa Maria Maior e São Pedro Gonçalves Telmo, padroeiro dos homens do mar.
No domingo 3 de agosto entre as 17 horas e às 20 horas haverá música no adro daquela igreja.
Às 20 horas será celebrada missa na Capela do Corpo Santo, seguida de procissão para a igreja de Santa Maria Maior, com a imagem de São Pedro Gonçalves Telmo.
Das 21h30 às 23 horas será tempo de discoteca com DJ Set.
Na segunda-feira, 4 de agosto às 19 horas será celebrada missa na Igreja do Socorro na véspera da festa de Santa Maria Maior.
A Banda Municipal da Ribeira Brava vai atuar das 22 horas às 23 horas seguindo-se discoteca até às 23 horas.
Para a terça-feira 5 de agosto está programada a Eucaristia na igreja do Socorro às19 horas, após o que decorrerá a procissão com a imagem de São Pedro Gonçalves Telmo de regresso à Capela do Corpo Santo.
Depois pelas 20h30 haverá jantar comunitário e decorrerá um convívio e concerto até às 23 horas.
Pedro Gonzalez Telmo nasceu perto de Palência (Espanha) em 1190. Era de família abastada e gostava do luxo e do prazer.
Um dia, o cavalo em que passeava empinou-se e Pedro foi cair numa poça de lodo. Perante a troça de todos, decidiu abandonar tudo e fechar-se na sua raiva. Mas encontrou Deus através de uma congregação de dominicanos, onde se acolheu e se transformou num frade concentrado e austero.
Acompanhou Fernando III na conquista de Córdova. Mais tarde, recolheu ao convento de Compostela, donde irradiou em obras de caridade e de evangelização.
Foi também frade em Amarante, antes de acabar os seus dias em paz, no convento de Tui.
Um milagre que terá operado ainda em vida na vila galega de Baiona está na origem da grande devoção que lhe tiveram e têm os mareantes portugueses.
Por ele clamam (São Telmo! São Telmo!) em noite de tormenta e dizem que o santo vem, com o seu próprio corpo (o “Corpo Santo”) defendê-los do mal.
Texto por: Sílvio Mendes

Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.