
O conto “O Hotel”, de Maria João Rodrigues Pereira Caetano, é o vencedor da a 3.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas, promovido pelo município de Câmara de Lobos, no sentido de homenagear o autor do Séc. XIX nascido no Estreito de Câmara de Lobos. O vencedor será galardoado com 1500 euros e a publicação do conto na coletânea que incluirá também dois contos que mereceram menções honrosas.
Após a análise dos trabalhos a concurso, o júri, deliberou, por unanimidade, propor a atribuição do Prémio Literário João Augusto d`Ornelas, 2023, ao conto intitulado “O Hotel”, entregue sob o pseudónimo “Joni Roper”, da autoria de Maria João Rodrigues Pereira Caetano, residente no Peso da Régua, Vila Real.
O conto vencedor destaca-se pela maturidade e estrutura literária do texto, bem como, pela correção linguística evidenciada. Trata-se de um conto de estilo policial que, apesar da distância em relação à ilha a enriquece com recurso a um vasto património de memórias, conseguindo concretizar os objetivos que motivam a criação deste prémio literário.
Mais, deliberou o júri propor a atribuição de 2 menções honrosas aos contos “Santos da Casa”, apresentado sob o pseudónimo “Eva Adão”, da autoria de Cláudia Maria Ferreira Faria, residente no Funchal, Madeira e ainda, “O Salto da Cerejeira”, que exibe o pseudónimo “Flora”, da autoria de Maria da Conceição Vieira de Freitas Santos, residente em Gaula, Santa Cruz, Madeira.
O conto “Santos da Casa” destaca o destino diferenciado dos rapazes e das raparigas pobres que vêm na emigração uma esperança de melhoria de condições de vida, mas que, no caso delas, não raras vezes se transforma em engano e servidão. Uma problemática que, nos dias de hoje, à escala global, constitui uma realidade, tornam o conto “Santos da Casa” num texto didático que o júri entendeu destacar.
Já o conto “O Salto da Cerejeira” encerra um conjunto de referências culturais e históricas relacionadas com a Madeira e o Estreito de Câmara de Lobos, recorrendo não só ao vocabulário madeirense, mas a uma caraterização etnográfica que aborda os costumes, os hábitos sociais e o próprio vestuário da época retratada, enquadrados num léxico que, com o tempo, vai ficando em desuso, merecendo, por isso, destaque por parte do júri.
O vencedor do Prémio Literário João Augusto d`Ornelas, nesta 2.ª edição, receberá um valor monetário de 1500 euros, que será entregue durante uma sessão cultural pública, a realizar no Município de Câmara de Lobos, a anunciar brevemente. O trabalho vencedor, com o 1.º prémio, e as menções honrosas, serão editados em livro.
Recorde-se que o Prémio Literário João Augusto d’ Ornelas, promovido pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, surgiu com o intuito de homenagear e divulgar o nome do ilustre João Augusto d`Ornelas, que nasceu, muito provavelmente, no Estreito de Câmara de Lobos, a 24 de agosto de 1833, tendo falecido no Funchal a 11 de julho de 1886 e ainda, fomentar o gosto pela leitura e pela escrita; defender e valorizar a língua portuguesa; promover e incentivar a criação literária.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






