A Protecção Civil regional, após a passagem da Depressão Óscar pela Região, e terminados os avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA, que vigoraram, para a Costa Sul e Regiões Montanhosas, entre as 15 h do dia 05 de Junho e as 15h do dia 06 Junho, informou que a dita tempestade provocou 163 ocorrências.
Para as mesmas, foram accionados 168 meios e 436 operacionais. Os concelhos mais atingidos foram o Funchal, Santa Cruz, Machico e Câmara de Lobos, com situações de desabamentos de terras, queda de árvores e inundações.
“Registaram-se níveis recordes quanto aos valores da precipitação, superiores às quantidades sentidas no 20 de Fevereiro, no entanto, os danos originários desta depressão foram muito menores”, congratulam-se os responsáveis pela Protecção Civil da Madeira.
Para os mesmos, tal deveu-se “ao investimento realizado pelo Governo Regional relativamente à implementação de medidas de mitigação estruturais, como a criação de barreiras de retenção de detritos, que foram construídas nas principais Ribeiras do Funchal, implementação de sistemas de monitorização dos caudais em tempo real, construção de taludes, reflorestação das vertentes sobranceiras aos leitos das ribeiras, reforço das capacidades dos vários Agentes de Protecção Civil, entre outras medidas de mitigação de riscos que foram desenvolvidas e concretizadas na RAM desde 2010”.
“Aproveitamos para congratular também a população madeirense pela forma como encararam e se precaveram das consequências desta tempestade, demonstrando estar cada vez mais informada e sensibilizada para as matérias de proteção civil, adotando uma cultura de segurança através das medidas de autoprotecccção e cumprindo com as recomendações emanadas pelas entidades oficiais”, refere a PC.