“Liceu” declama os poetas em Sarau Literário sobre «O prazer de ler»

Na Escola Secundária Jaime Moniz, a poesia e a leitura andaram de mãos dadas, numa homenagem viva à Literatura e aos nossos poetas.

No dia 1 de fevereiro, Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, realizou-se o Sarau Literário «O Prazer de Ler», organizado pelo Clube de Leitura do “Liceu”, para celebrar não só a importância de ler, mas o prazer de ler com os outros e ler para os outros.

Esta atividade, que decorreu entre as 9:45 e as11:15, juntou as vozes de vários elementos da comunidade educativa (alunos, professores de diferentes grupos disciplinares, trabalhadores não docentes e encarregados de educação) num momento de partilha de leituras e emoções, partindo de textos da literatura, nacional e universal, desde o século XVI até à atualidade. Luís de Camões, Almeida Garrett, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Ana Luísa Amaral, Maria do Rosário Pedreira, Valter Hugo Mãe, José Saramago, Herberto Helder, Emily Dickinson e Carlos Drummond de Andrade foram alguns dos autores homenageados neste evento literário.

Esta celebração contou igualmente com a participação do Clube de Guitarra e Cordofones Madeirenses, cujos alunos interpretaram a canção: «No teu poema», de Carlos do Carmo.

Segundo a coordenação, “foi uma experiência agradável e emocionante, tanto para os participantes como para o público presente, tendo como ponto de partida o património literário, uma fonte inesgotável de conhecimento que nos torna mais próximos uns dos outros”.