PCP pede esclarecimentos na Europa sobre piscicultura na Ribeira Brava

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu formalizaram hoje o questionamento à Comissão Europeia sobre o projecto de “Ampliação da Piscicultura Flutuante Offshore da Ribeira Brava”.

Está perspectivado na Madeira o projecto de “Ampliação da Piscicultura Flutuante Offshore da Ribeira Brava”, actualmente já em exploração e localizado ao largo do Sítio da Pedra de Nossa Senhora, entre o cais da Vila da Ribeira Brava e o cais do Campanário, nas freguesias da Ribeira Brava e do Campanário, no concelho da Ribeira Brava.

Aquela actividade aquícola de pré-engorda e engorda de peixe, em particular dourada, através da utilização de jaulas circulares flexíveis e flutuantes, tem capacidade de produção anual de cerca de 800 toneladas/ano.

Com o aumento da capacidade instalada, aquele projecto passará para um máximo total de 2240 toneladas/ano, para além da diversificação em espécies.

Para além da contestação pública já veiculada por organizações ecologistas, o poder local, através das autarquias, tem aprovado resoluções contrárias à ampliação daquele projecto, sendo apontadas algumas preocupações em função de impactos negativos: a contaminação do meio por substâncias orgânicas e químicas; a contaminação do meio ambiente, com o aumento da produção de resíduos gerados em consequência das excrecções metabólicas e alimento não consumido pelos peixes; a destruição de fundos marinhos; a potencial degradação da qualidade da água do mar; efeitos indiretos na saúde de comunidades marinhas, dizem os comunistas.

Para que se clarifiquem determinados processos inerentes àquele projecto e para que possam apurar fundamentos da argumentação oficial sobre a ampliação do projecto de piscicultura na Ribeira Brava, o PCP, através dos seus deputados no Parlamento Europeu, decidiu avançar com o pedido de informação mais específica sobre os problemas ambientais decorrentes do investimento apoiado pelo governo regional da Madeira.