As Piscinas da Ribeira Brava vão fechar durante o próximo mês de Agosto para obras de manutenção, anunciou hoje o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, após visitar as instalações daquele espaço que é gerido pela Sociedade de Desenvolvimento da Ponta Oeste desde 2008, ano em que foi inaugurado.
No local, o governante, acompanhado pela presidente do Conselho de Administração das Sociedades de Desenvolvimento da Madeira, Élia Ribeiro, explicou que esta intervenção resulta da celebração de um contrato-programa celebrado entre o Governo Regional e as Sociedades de Desenvolvimento da Madeira, no valor de 400.000,00€, evidenciando que a execução das obras em agosto foi pensada “tendo em conta que se trata de um mês em que a comunidade escolar — um dos públicos-alvo que frequentam esta infraestrutura — se encontra em pausa lectiva, evitando-se, assim, constrangimentos que possam ocorrer no local durante os trabalhos”.
Estas obras são “cruciais para se garantir a segurança, higiene, eficiência energética e a qualidade de vida da população, não só daquela que reside no concelho da Ribeira Brava, mas também nos concelhos vizinhos e que usufrui destas piscinas”, assegura o secretário regional, salientando que “estes investimentos ajudam a modernizar as infraestruturas, a melhorar o conforto térmico/acústico e a própria sustentabilidade ambiental, assegurando-se, assim, a continuidade deste importante espaço de uso público”, disse Pedro Rodrigues na ocasião.
Os trabalhos calendarizados focam-se na conservação e modernização do edifício, nomeadamente, na impermeabilização e isolamento térmico na cobertura das piscinas, incluindo introdução de um sistema de iluminação natural; na reparação e substituição dos revestimentos e vãos interiores do complexo; na reparação dos revestimentos e vãos exteriores e ainda no melhoramento do sistema de iluminação interior da nave.
Está também prevista a implementação de um conjunto de medidas de eficiência energética com o objetivo de reduzir os consumos energéticos e melhorar o desempenho global do edifício, actualmente classificado com a classe energética C.
Quanto à iluminação, será instalada uma nova solução, baseada na substituição integral das luminárias por tecnologia LED, o que permitirá alcançar uma poupança estimada superior a 50% nos consumos de eletricidade associados à iluminação, através da utilização de equipamentos mais eficientes e de um melhor dimensionamento das diferentes áreas funcionais.
Localizadas no centro da vila, as Piscinas da Ribeira Brava dispõem de uma piscina de 25 metros, para a prática de nado livre e o treino técnico de natação, e ainda de um taque de aprendizagem para a adaptação ao meio aquático, aprendizagem da natação, natação de reabilitação e outras actividades como hidroginástica.
Esta infraestrutura conta ainda com um ginásio, espaço concessionado ao Brava Gym e que funciona de forma independente, partilhando com as piscinas apenas espaços como entrada e saída, estacionamento e zonas de serviços técnicos.
Em 2025, as Piscinas da Ribeira Brava registaram um total de 33.329 utentes, valor que consolida a trajetória de crescimento desta infraestrutura da Ponta do Oeste, comparativamente a 2024, ano em que foram contabilizadas 32.883 entradas, um crescimento na ordem dos 1,4%.
Entre Janeiro e Abril deste ano já foram registados 13.498 utilizadores.
Com o objectivo de promover estilos de vida saudáveis, entre diferentes públicos, de diversas faixas etárias, as Piscinas da Ribeira Brava colaboram estreitamente com 10 entidades regionais, mais precisamente a ADBRAVA, Universidade Sénior da Ribeira Brava, Associação Desportiva de Campanário, Associação Cultural e Desportiva de São João, Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares e mais seis estabelecimentos do 1º Ciclo do concelho, situados nas freguesias da Tabua, Ribeira Brava, São João, Campanário e Serra de Água.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






