O Solar de São Cristóvão, em Machico, recebe esta semana dois concertos inseridos na actividade “Há Música no Solar”. A iniciativa principiou no passado dia 15 de Dezembro com o grupo Xarabanda, seguindo-se o Orfeão Madeirense.
Esta terça-feira, dia 20, a Tuna de Machim apresenta-se em concerto, às 20h30 e, no dia 22 de Dezembro, o Coro de Câmara da Madeira encerra este ciclo. Ambos os concertos são de acesso gratuito, informa-se.
Até ao dia 15 de Janeiro de 2023, pode ser vista a Mostra de Natal, patente neste Solar, que engloba mesas de Natal e um presépio em escadinha, uma das mais significativas representações do Natal Madeirense.
Este espaço cultural pode ser visitado de terça a sábado, das 9h30 às 16 horas.
A Tuna de Machim foi fundada em 2003 pela Casa do Povo de Machico, fundindo-se com a Associação Banda Municipal de Machico, em 2005. Foi criada com o intuito de preencher uma lacuna ao nível da música de carácter popular com uma dimensão que ultrapassa o perímetro da nossa ilha/Região e assim contribuir para a divulgação do vastíssimo e riquíssimo cancioneiro português, privilegiando os cordofones regionais e o canto tradicional.
A Tuna já realizou dois intercâmbios Culturais a nível nacional, no Distrito de Viseu no ano de 2009 e em Santarém / Alcanena em 2018.
Sob a Direção Artística de Manuel Spínola, a tuna da Casa do Povo e da Banda Municipal de Machico conta actualmente com 33 elementos com idades entre os 10 e 80 anos, e ainda 10 jovens na escola de formação, sob a Coordenação do professor Nuno Nicolau, um projecto apoiado pela Secretaria Regional de Educação.
Quanto ao Coro de Câmara da Madeira, fundado em 1971 por alunos da classe de canto da antiga Academia de Música da Madeira, teve como primeira directora artística a professora de canto Renate von Schenkendorff.
Desde a sua fundação o Coro de Câmara teve como directores artísticos Rufino da Silva, o tenor mexicano Amador Cortez e os tenores madeirenses Pereira Júnior, Victor Costa e Agostinho Bettencourt. Actualmente (desde o ano 2001) a sua directora artística é a professora Zélia Ferreira Gomes.
O concerto, sob o tema “músicas de natal”, realizar-se-á no dia 22 de Dezembro, pelas 20h30m. Estarão presentes 24 coralistas, sob a direcção artística de Zélia Ferreira Gomes.