Helena Leal elogiou recentemente projecto da “Habitação Solidária”

Os candidatos que irão integrar a Habitação Solidária já este mês, estão a trabalhar no Município do Funchal e na hotelaria, anunciou recentemente a vereadora com o pelouro da Área Social durante o IV Fórum de Intervenção Social ‘Ver de Longe, Actuar de Perto’, no Museu da Imprensa em Câmara de Lobos.

Helena Leal foi convidada para apresentar a estratégia municipal da autarquia no Funchal em relação às pessoas em situação de sem-abrigo, nomeadamente o projecto lançado pela autarquia este ano.

A autarca explicou que o projecto da Câmara Municipal do Funchal em parceria com o Instituto de Segurança Social e a Associação Protectora dos Pobres já se iniciou há cerca de 2 meses, com a avaliação, capacitação e treino de competências dos candidatos propostos a viver na Habitação Solidária.

Mas disse que este “é um processo contínuo, com vista à integração e reinserção destes munícipes, sendo que o Município do Funchal, em colaboração com as entidades parceiras, assegura as condições para que o processo decorra de forma positiva, potenciando os factores de protecção e resiliência das pessoas selecionadas para o projecto”.

Helena Leal revelou ainda que após cessado o período máximo de permanência na habitação solidária, os candidatos serão reavaliados, como no início do processo para seguirem o seu projecto de vida. Poderão candidatar-se ao 3º nível de intervenção – reinserção propriamente dita, num registo de elevado limiar de exigência.

No âmbito das principais linhas de acção do Município do Funchal, Helena Leal destacou o contacto de proximidade que tem sido mantido com as pessoas em situação de sem-abrigo, através dos serviços sociais e outras entidades, fazendo com que a rua não constitua um “local confortável” para que estas pessoas, possam viver, mas sim que sejam encaminhadas para instituições de acolhimento.

Realçou, por outro lado, o trabalho de prevenção concretizado com estas pessoas, muitas delas com problemas de toxicodependência, bem como as acções de sensibilização que são realizadas nas diversas escolas  sob a tutela do município  do Funchal, levando a seguinte mensagem: “PREVENIR É O MELHOR REMEDIO – drogas NÃO, obrigado”. Um trabalho que é feito em conjunto com outras entidades.