PS quer reabilitação de infraestruturas e apoios sociais na Tabua

Os deputados do PS na na Assembleia de Freguesia da Tabua defendem uma intervenção da Junta de Freguesia na recuperação de várias infraestruturas daquela localidade.

No âmbito da auscultação dos partidos da oposição para a elaboração do orçamento para 2023, os socialistas propuseram que a junta intervenha junto das entidades com competência na segurança rodoviária para que sejam colocadas lombas na Estrada Regional 227, junto ao Lar Intergeracional, de modo a evitar excessos de velocidade e garantir a segurança dos transeuntes.

Por outro lado, o PS defende a limpeza da vereda da Ribeira da Tabua até à Esperdigada, a reconstrução das valetas na estrada da Madagua, a sinalização das bermas da estrada da Candelária até ao sítio do Lugar da Serra, tendo em conta a fraca visibilidade causada pelo nevoeiro, e a criação de espaços de merendas – com mesas, bancos e fontenários – em zonas de passagem estratégicas, nomeadamente nas entradas da Levada Nova (na parte de cima do Massapês, na Ribeira da Tabua e na Candelária) e próximo à capela da Corujeira.

Entre as propostas do PS encontram-se também a requalificação dos fontenários da freguesia e reconstrução dos que foram retirados, a reposição da luz pública na Capela de Nossa Senhora da Conceição e a requalificação da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no sítio da Praia.

A um outro nível, e tendo em conta a actual conjuntura marcada pelo aumento da inflação e do custo de vida e pelos baixos salários, o PS propõe a atribuição do cartão ‘Ticket Alimentar’ às famílias carenciadas, com um valor mensal de 30 euros, título que pode ser utilizado em supermercados e outros estabelecimentos da área alimentar.

Os socialistas lembram que propuseram que a Câmara Municipal proceda a um aumento das transferências para esta junta de freguesia no valor de 25 mil euros, verba que se revelaria fundamental para apoiar esta medida de apoio à população.

O grupo do PS defende ainda que a Junta de Freguesia atribua um apoio no valor de 1000 euros por cada criança nascida na Tabua, de modo a inverter a diminuição da taxa de natalidade.

Dado o momento actual, o PS defende também a atribuição de 50 euros às famílias carenciadas na quadra natalícia.