Lançamento do livro ” O Estranho Mundo do Confinamento” no Vila Porto Mare

 

Foi ontem lançado o livro O Estranho Mundo do Confinamento, da autoria de Leonor de Almeida e Maria do Céu Machado.

O Hotel Porto Mare foi o espaço escolhido para a divulgação do livro, escrito por duas médicas em tempo de confinamento. Como bem elucidou Fátima Marques, que apresentou o trabalho das autoras, a obra editada pela Gradiva aborda o confinamento pessoal de um tempo de restrição social e política.

 

Segundo refere a autora,  Leonor de , «esta estranha história desenrola-se de meados do século XX aos nossos dias. Emoções, paixões escondidas, incoerências, evolução civilizacional e o seu retrocesso constituem a trama do livro. Questões de «confinamentos» vários – sociais, políticos, económicos, educacionais e de cultura – são abordadas tendo como pano de fundo a pulseira electrónica da pandemia.»

Maria do Céu Machado deixa também o seu testemunho: «Em plena pandemia, está é a história de quatro gerações de uma família lisboeta: as memórias dos mais velhos, os pesadelos dos mais frágeis, a insegurança das relações e a ambivalência dos adolescentes suspirando por autonomia e independência que acrescente risco ao seu dia-a-dia.»