Médico especialista reconhece que “está a falhar tudo” no combate à diabetes

Silvestre Abreu alerta para a necessidade de combater a obesidade.

Pessoalmente, o médico Silvestre Abreu assume-se como uma pessoa “serena”, mas profissionalmente “está muito preocupado com o aumento de pessoas com diabetes”. Colocando o dedo na ferida, no dia de hoje em que se comemora do Dia Mundial da Diabetes, o especialista em endocrinologia, lamenta que, “apesar de todos os avisos, toda a sensibilização efetuada em Portugal e em todo o mundo, a verdade é que a diabetes continua a subir”. Por siso, as estatísticas de 2019 apontam para uma prevalência da diabetes de 463 milhões de pessoas, última previsão do Atlas Mundial da Diabetes. Preocupações expressas por este conhecido profissional de saúde, à margem da conferência na Escola Secundária Jaime Moniz, sobre a prevenção da diabetes, um dos grandes combates deste endocrinologista madeirense.

Proximamente, está para sair o novo Atlas Mundial da Diabetes, mas estima-se que, atualmente, serão 537 milhões de pessoas com diabetes.

A questão que se impõe é só esta: o que está a falhar? O diretor do Serviço de Endocrinologia do SESARAM, habituado a falar sem dourar a pílula, toca na génese do problema: “Está a falhar muita coisa, está a falhar tudo. Temos medicamentos excelentes, que já atrasam as complicações da diabetes, mas falha a mobilização para enfrentar esta pandemia, porque a obesidade continua a aumentar, naturalmente associada ao sedentarismo, e 70% dos casos da diabetes tipo II – doença do comportamento –  resulta da obesidade e do sedentarismo. Portanto, refere o especialista, se as pessoas fossem menos obesas e sedentárias, se calhar teríamos menos 70% de casos de diabetes”.