Câmara de Lobos volta a editar Revista Girão

Decorre no próximo dia 16 de novembro, pelas 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos o lançamento do 1º. Volume da III série da Revista Girão. Um projeto editorial do município de Câmara de Lobos de cariz histórico e etnográfico, cujo relançamento havia sido assumido pelo executivo municipal no seu manifesto eleitoral.

Volvidos 24 anos desde a publicação da primeira “Revista Girão”, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos recupera aquele que é o mais importante projeto editorial concelhio e, porventura, uma das iniciativas socioculturais mais relevantes para o conhecimento histórico e etnográfico da sua comunidade humana e territorial.

Os objetivos da criação desta publicação visavam preservar e divulgar o que de mais genuíno o concelho tem, promovendo inventariação de dados históricos, culturais e sociais. Com o decorrer do tempo, fruto das diversas colaborações que a ‘Girão’ congregou, a sua linha editorial conheceu novas evoluções e tornou-se uma revista abrangente e de referência no plano local e regional.

Uma coletânea, que segundo o responsável pela sua edição, o Vice-presidente da autarquia, Leonel Silva “tem um papel de relevo na sistematização e registo da história, das artes e das tradições do concelho e da Região no seu todo”.

Fruto de vicissitudes várias, o concelho de Câmara de Lobos conheceu, ao longo de gerações, uma espécie amnésia coletiva que fez ignorar, e quase esquecer, o seu importante papel no processo histórico da Madeira, e não só, que conduziu à uma falta de sistematização do legado histórico, cultural e patrimonial do concelho e das suas gentes. Uma amnésia coletiva que condicionou a reflexão sobre o passado coletivo do concelho e fez sobressair o estigma que, durante demasiado tempo, marcou Câmara de Lobos.

É neste contexto que, segundo Leonel Silva, “A “Revista Girão” se assumiu como o projeto cultural charneira de Câmara de Lobos. Fruto do contributo de vários investigadores e entusiastas da história do concelho, foi possível coligir e trazer ao conhecimento público factos históricos e informações relevantes sobre a cultura e património do Concelho. A publicação da ‘Girão’ abriu novas possibilidades para o conhecimento do concelho e marcou uma viragem sobre a forma como olhamos o nosso passado coletivo”

Um projeto assumido agora pelo Vice-presidente da Câmara, mas que teve a sua génese pelas mãos do Dr. Manuel Pedro de Freitas que teve o arrojo de lançar e liderar ao longo de vários anos este projeto editorial. Para o autarca “O contributo que o Dr. Manuel Pedro Freitas prestou, e ainda presta, à investigação e ao conhecimento histórico do nosso concelho é inestimável e incalculável, sendo uma personalidade incontornável na cultura de Câmara de Lobos”.

Esta nova edição é primeiro número do terceiro volume da ‘Girão’, tendo como ambição recuperar o prestígio granjeado pela revista no contexto regional e no exterior. Sem desvirtuar a identidade passada da “Revista Girão”, esta nova edição apresenta-se com uma linha editorial renovada, mantendo, contudo, os mesmos propósitos de aprofundar o conhecimento da história local e regional. Tendo, naturalmente, como prioridade incentivar a investigação sobre o concelho de Câmara de Lobos, a ‘Girão’ ambiciona ser um ponto de encontro dos saberes sobre a história local.

Este primeiro volume conta com artigos de Bruno Abreu Costa, Ana Cristina Trindade, Paulo Santos Perneta, Manuel Pedro Freitas, Luísa Paolinelli, Rita Rodrigues e Eberhard Axel Wilhelm.

Todos as edições prévias  da revista Girão, estão disponíveis, para consulta e download, no novo site da autarquia: https://www.cm-camaradelobos.pt/servicos/cultura/revista-girao