Câmara de Lobos acolheu hoje Seminário de Bandas Filarmónicas

Decorreu hoje, o Seminário de Bandas Filarmónicas das RAM, uma iniciativa da Associação de Bandas Filarmónicas da RAM organiza com a colaboração da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direção Regional de Cultura,

O Seminário teve início às 14H00, no Museu da Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos.

Este Seminário contou com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus e do Presidente da Câmara de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, na sessão de Abertura.

Foram homenageados músicos e dirigentes das Bandas, que se evidenciaram na dedicação e empenho ao movimento associativo.

Após a entrega de louvores foi apresentado o livro “Associações, Democracia, e Utopias Reais” , de Sérgio Pratas, e que contou com a intervenção do Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da RAM, Vitor Freitas.

O tema deste seminário é Governação das Associações.

No primeiro painel, Sérgio Pratas, que atualmente é o Presidente do Conselho Jurisdicional da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) e Membro do Conselho Económico e Social (em representação da CPCCRD), abordou o Movimento associativo e a sua governação/gestão.

No segundo painel, este dedicado ao Associativismo Regional e moderado por Natércia Xavier, intervieram os representantes de associações de diferentes âmbitos.
No desporto destaque para a presença do Presidente da Associação de Natação da Madeira, Avelino Silva.
A cultura esteve representada pela Presidente da ABFRAM, Ana Baptista, pelo Presidente da AFERAM, António do Vale e pelo Vice-Presidente da Associação Avesso, Luís Melim.
No âmbito social, a presença do Vice-Presidente da Garouta do Calhau, António Jorge Pinto.