Seminário das Bandas Filarmónicas a 12 de novembro em Câmara de Lobos

Anualmente a Associação de Bandas Filarmónicas da RAM organiza com a colaboração da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direção Regional de Cultura, o Seminário das Bandas Filarmónicas.

O Seminário decorrerá no dia 12 de Novembro de 2022, com início às 14H00, no Museu da Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos.

Este inicia-se com a homenagem a músicos e dirigentes das Bandas, que se evidenciaram na dedicação e empenho ao movimento associativo.

Após a entrega de louvores será feita apresentação pública do livro “Associações, Democracia, e Utopias Reais” , da autoria de Sérgio Pratas.

Neste seminário o foco será na Governação das Associações, um tema pertinente e que é muito importante para a comunidade regional.

O associativismo é visto como uma força estratégica que contribui para a promoção da coesão social e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

A abordagem ao associativismo não pode deixar de ter por referência o panorama atual que tem exigido a mudança de paradigmas e a experimentação de respostas inovadoras ajustadas às particularidades dos problemas e às especificidades contextuais onde estes estão inseridos.

Com este seminário pretende-se contribuir para a análise e compreensão das dinâmicas contextuais e das características do movimento associativo na região.

No primeiro painel, Sérgio Pratas, que atualmente é o Presidente do Conselho Jurisdicional da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) e Membro do Conselho Económico e Social (em representação da CPCCRD), abordará o Movimento associativo e a sua governação/gestão.

No segundo painel, este dedicado ao Associativismo Regional, teremos representantes de associações de diferentes âmbitos. No desporto contamos com a presença do Presidente da Associação de Natação da Madeira, Avelino Silva.

A cultura estará representada pela Presidente da ABFRAM, Ana Baptista, pelo Presidente da AFERAM, António do Vale e pelo Vice-Presidente da Associação Avesso.

No âmbito social, está garantida a presença do Vice-Presidente da Garouta do Calhau, António Jorge Pinto.